Postagens Evangélicas


Powered By Blogger

Páginas

terça-feira, 1 de setembro de 2015

O TESOURO DA PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA - A PALAVRA DE DEUS








"Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus." (Provérbios 2:4-5)



A Bíblia, apesar de ter sido escrita por vários homens, foi inspirada pelo Espírito Santo de Deus. Ela deve ser, na minha vida, o livro que mais devo gostar de ler, pois ela é a Palavra de Deus. Além de ser o livro da minha vida ela é o meu melhor conselheiro, está sempre comigo nos bons e maus momentos da vida.

Meu Testemunho

Quando criança, eu nunca lia a Bíblia, pois eu descendia de uma família espírita e, como todo mundo sabe, uma pessoa que é  espírita dificilmente ler a Bíblia e quando o faz, apenas abre-a ao acaso e ler versículos que nunca tocam o coração.

Minha avó era uma médium de renome na minha cidade e eu cria nela cegamente. Sabia que ela, quando recebia os espíritos em sessões mediúnicas, não estava mentindo, por isso eu cria nela e no Espiritismo. Hoje, sei que ela, realmente, recebia os espíritos mas só que não eram os espíritos do meu avô, nem do meu tio que já haviam falecido mas sim espíritos demoníacos que a usavam como um instrumento em suas mãos para nos enganar.
Eu sempre quis conversar com o meu guia, aquele espírito que deveria "cuidar de mim" mas ele nunca vinha e eu ficava triste, pois os guias de todos os meus irmãos vinham (através de minha avó) e conversavam com eles. Hoje, sei que Deus estava cuidando de mim e não permitiu que isto acontecesse.

Já casada, apesar de amar a Deus, não tinha tempo para Ele, pois, com 4 filhos, tudo era muito complicado. Hoje, aprendi que quando não ouvimos a Deus com amor, Ele, porque nos ama, nos chama pela dor. E foi assim que aconteceu comigo.

Depois de uma gravidez de risco, depois de muito sofrimento com crises renais durante os nove meses, dei à luz um lindo bebê de quase 5k. Com menos de um dia de vida, Deus o levou. Nestes momentos de dor e desespero, lembrei-me que havia um Deus e, chorando, orei.

Depois de algum tempo, Deus vendo que aquele golpe ainda não tinha sido o bastante para eu e meu marido nos voltarmos para Ele, então, mandou doenças nos filhos que nos deixaram prostrados. 
Finalmente, eu e meu esposo decidimos "abraçar uma religião" e não mais lutarmos contra Deus. Nesta época, tínhamos em nosso poder uma "Bíblia católica". E foi justamente nesta Bíblia que um missionário americano nos mostrou o caminho da salvação e hoje, eu meu esposo e meus filhos somos salvos pela obra feita por Jesus Cristo na cruz do Calvário, no nosso lugar.


Quando nós descobrimos que a verdade sobre o nosso Salvador Jesus Cristo está na Bíblia, que as verdades de Deus estão neste tão importante livro, devemos ser mulheres que amam tanto a Palavra de Deus que nos tornamos viciadas nela. E este é um vício que eu quero ter, é um vício delicioso, um amor, uma paixão pela Palavra do nosso Deus.

A Bíblia é, realmente, um livro que nos transforma, que nos dá conhecimento e sabedoria.


O TESOURO DA PALAVRA DE DEUS

Provérbios 2:6 diz: "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento."

E os versículos 4-5 dizem: "Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus."

Vejam que é Salomão, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, que diz que "a Palavra de Deus é verdadeiramente um tesouro."

Mas por que, então, considerarmos a Palavra de Deus como um tesouro?
Por dois motivos:
1- Porque a Bíblia vem de Deus;
2- Porque a Bíblia faz você crescer na semelhança com Cristo.

1- A Bíblia vem de Deus
De acordo com 2Ti 3:16 a própria Bíblia diz que "Toda a Escritura é divinamente inspirada..." Isto significa que Deus usou pessoas para transmitir tudo o que Ele queria nos dizer. Nela existe, então, uma sólida sabedoria para toda a nossa vida. Ela nunca muda, é sempre verdadeira, pois é a Palavra de Deus.

"Na Bíblia, você e eu temos orientação para todas as nossas necessidades, para todos os assuntos, para todos os dias e para sempre."

E você, irmã, como vê a sua Bíblia?
Como a Palavra de Deus?
Você a lê todos os dias?
Você ama e lê a Palavra de Deus ou a acha um tanto quanto enfadonha?

Se você não tem lido a sua Bíblia, ou se, ultimamente, você anda desencorajada para lê-la, então, apanhe a sua Bíblia e leia-a para não fazer a vontade do inimigo de nossas almas, que nos quer ver derrotadas e sem ler a Palavra do nosso Deus. 

Irmã, mergulhe de corpo e alma "na Palavra de Deus. E ore enquanto você lê. Comprometa-se novamente com o seu crescimento espiritual, com a sua beleza interior, com a prática de ler a sua Bíblia. A Palavra de Deus irá fazer toda a diferença do mundo... em todas as áreas da sua vida e em todas as suas necessidades."

2 - A Bíblia faz você crescer na semelhança com Cristo
Vejam que versículo maravilhoso encontrado em 2Co 3:18: "Mas todos nós com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."

Você não quer crescer na semelhança com Cristo?
Eu quero e por isso leio e releio a Palavra de Deus, diariamente, a fim de que possa ter Cristo como modelo em minha vida.
Sei que jamais serei semelhante a Cristo mas procurarei sempre tê-Lo como modelo e colocarei a Seus pés toda a minha pequenez. E orarei para que Ele me ajude a fazer o que é certo e procurarei sempre agradá-Lo em tudo que eu fizer.

Elizabeth George nos diz que "o simples hábito de ler a sua Bíblia é tão gratificante e transformador que você desejará fazer isso por toda a sua vida... o que representará uma vida de crescimento espiritual, crescimento em Cristo e na beleza da semelhança com Ele, e crescimento em sabedoria."

Irmã, o que é necessário fazer para que eu e você nos convençamos da importância de lermos a Bíblia para nos tornarmos mulheres sábias, virtuosas, belas aos olhos de Deus e segundo o Seu coração?

Os mineiros escavam procurando ouro, prata e pedras preciosas e nós, filhas de Deus, devemos fazer como eles ao esmiuçar a Palavra de Deus procurando tesouros escondidos nela. Podemos também fazer como os bereanos como nos mostra Atos 17:11 que diz: "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."
A riqueza espiritual que existe na Bíblia deve ser procurada como se procura um tesouro raro. E, logo que o achamos, devemos encravá-lo em nosso coração.

Descobrindo o Tesouro da Sabedoria de Deus

Podemos traçar o mapa deste tão precioso tesouro (a Bíblia). Sigamos alguns passos e, então, veremos quão maravilhosa e quão preciosa, mais do que o ouro, a prata e as pedras preciosas, é a Palavra de Deus.

Passo 1 - LEIA-A. 
Comece lendo todo o Novo Testamento, ou leia Provérbios ou qualquer outro livro da Bíblia que, em seu coração, você tem vontade de ler.
Não deixe passar nem um só dia sem ler a Palavra de Deus. 
Vença o inimigo, derrube-o e leia a Bíblia mesmo se não estiver com vontade.
"Não faça do seu tempo com a Bíblia um sacrifício. Apenas pegue a sua xícara de café, chá ou chocolate quente, sente-se, abra a sua Bíblia e leia. Ou leve-a ao consultório médico, ao cabeleireiro, ao parque, ou leia-a no avião... [leia]... a Palavra de Deus, onde quer que você esteja."

Passo 2 - ESTUDE-A.
Quando lemos e relemos a Bíblia começamos a fazer perguntas a nós mesmas sobre certas passagens. Ao lermos sobre as vidas de mulheres da Bíblia, muitas vezes, nos perguntamos: "Mas o que será que isso quer dizer?" Algumas vezes é necessário lermos alguns livros sobre, por exemplo, Provérbios, livros que falam das vidas das mulheres bíblicas. Comece aos poucos a ler estes livros mas dê primazia à Bíblia.

Passo 3 - OUÇA-A.
Não apenas leia a Bíblia, mas também a estude e ouça-a. Pessoas habilitadas na Palavra de Deus, pastores, professores... podem nos ajudar a abrir os olhos e os ouvido do nosso entendimento. Tenha prazer em ir aos cultos e fuja das distrações, conversas que a estão fazendo desviar do que se está ensinando. Não converse, não se levante, não saia do ambiente onde se está explanando a Palavra de Deus. Satanás é esperto e perito em distrair as pessoas para não aprenderem e nem ficarem firmes na Palavra.
Não falte aos cultos, nem às aulas da Escola Dominical, pois é aí onde você pode crescer espiritualmente.
Hebreus 10:25 diz: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns..."

Passo 4 - MEMORIZE-A.
Há algumas mulheres que dizem que não conseguem decorar versículos mas se até uma criança de três anos consegue fazer isto por que, então, eu ou você não podemos?
A Bíblia diz no Salmo 119:11: "Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti."

Passo 5 - DEVORE-A.
    Leiamos os versículos seguintes e vejamos quão importante é para a nossa vida não só ler, não só estudar, não só ouvir, não só memorizar mas também devorar a Palavra de Deus para ter uma vida espiritual saudável e madura:

*Salmo 19:10 diz que a Palavra de Deus é mais doce "do que o mel e o licor dos favos."

* Sobre a Palavra de Deus, Jeremias 15:16 diz: "Achando-se as Tuas palavras, logo as comi, e a Tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração."

* Jó 23:12 fala sobre como ele guardou a Palavra de Deus: "Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção."

A Palavra de Deus trabalha em nossas vidas a partir do nosso ser interior, indo depois para o nosso exterior.

Ao ler a Palavra de Deus quero que ela fique encravada no meu coração, para tê-la sempre comigo  aonde quer que eu vá. Que eu grave em meu coração tudo o que Deus quer eu faça, que eu pense, que eu procure.

Que o meu caminhar diário, lendo a Palavra de Deus, orando sem cessar, obedecendo aos Seus mandamentos e olhando para a eternidade, sejam feitos do fundo do meu coração e do modo que agrade Ele. Amém!

Nenhum comentário: