Postagens Evangélicas


Powered By Blogger

Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2016

PRINCIPAIS RAZÕES PARA O SURGIMENTO DAS SEITAS E HERESIAS


PRINCIPAIS RAZÕES PARA O SURGIMENTO DAS SEITAS E HERESIAS



O propósito deste trabalho não é julgar pessoas, mas sim analisar, de acordo com a Bíblia, doutrinas falsas ensinadas pelas seitas e por algumas denominações cristãs. Com isso busca-se alertar e orientar sobre o risco de se envolver com ensinamentos estranhos às Sagradas Escrituras.
Muito se ouve falar a respeito das seitas e de suas doutrinas falsas, de sua influência sobre pessoas, de suas novidades doutrinárias. No entanto, na prática pouco é estudado acerca delas.
Nesse trabalho procura-se à luz da Palavra de Deus estudar o conceito de seita e de heresia, o propósito das seitas, como identificar uma seita, as principais razões para o surgimento das seitas, os métodos usados pelas seitas para atrair membros, como as pessoas são mantidas dentro das seitas, como orientar uma pessoa iludida por uma seita e como o cristão pode evitar ser iludido por falsas doutrinas.
SEITAS E HERESIAS
De início é importante esclarecer que há diferença entre seita e heresia.
a) Seitas. Quando se fala em seita propriamente dita está-se referindo às denominações manifestamente heréticas, falsas, cujo corpo doutrinário ataca frontalmente as doutrinas fundamentais bíblicas. São aquelas que se separam totalmente das igrejas cristãs.
Com certo conhecimento da Bíblia logo de início se consegue descobrir suas doutrinas falsas, pois afrontam abertamente a principal doutrina bíblica: Salvação pela fé mediante o sacrifício redentor de Jesus, sacrifício esse que foi completo, suficiente e eficaz para a reconciliação do pecador com Deus.
Exemplos: Espiritismo, Testemunhas de Jeová, Maçonaria, Judaísmo, Budismo, Islamismo, Legião da Boa Vontade (LBV), Mórmons, Hare Krishna, Os meninos de Deus, Santo Daime etc.
O que elas têm em comum é a salvação por obras, pois negam a suficiência da obra de Cristo para a redenção do ser humano.
b) Heresias. Heresia é doutrina falsa, doutrina distorcida, doutrina em desacordo com a Bíblia.
As interpretações das inúmeras doutrinas bíblicas não são idênticas dentro das igrejas cristãs. Em algum ponto, todas divergem umas das outras. Contudo, quando se trata de doutrina fundamental deve-se obrigatoriamente haver concordância, como, por exemplo, acontece com a doutrina da salvação pela fé na obra redentora de Cristo.
Quando uma igreja distorce uma ou mais doutrinas fundamentais da Bíblia diz-se que aconteceu uma interpretação herética, isto é, uma interpretação falsa. Cria-se então uma heresia.
E dessa forma ocorre dentro de algumas igrejas cristãs. Afirmam em sua declaração de fé que a salvação é de graça, mas na prática adicionam outros elementos (obras) para essa salvação se efetivar, além do que pregam ser a única igreja verdadeira, a “guardiã da verdade”.

PRINCIPAIS RAZÕES PARA O SURGIMENTO DAS SEITAS E HERESIAS
5.1) A ação diabólica no mundo. 2 Coríntios 4.4: nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
5.2) A ação diabólica contra a Igreja de Cristo. Mateus 13.25: mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.
5.3) A ação diabólica contra a Palavra de Deus. Mateus 13.19: A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
5.4) O descuido da Igreja em pregar o Evangelho completo. Mateus 13.25: mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.
5.5) A falsa hermenêutica (arte de interpretar os textos bíblicos). 2 Pedro 3.16: ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
5.6) A falta de conhecimento da verdade bíblica. 1 Timóteo 2.4: o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
5.7) A falta de maturidade espiritual. Efésios 4.14: para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

MÉTODOS USADOS PELAS SEITAS PARA ATRAIR MEMBROS
As seitas encontram uma necessidade e a preenchem. As táticas mais usadas são:
6.1) “Bombardeio de Amor”, que é a demonstração constante de afeto, através de palavras e ações.
6.2) Algumas seitas usam estrategicamente o contato físico como abraços, tapinhas nas costas, toques e apertos de mão.
6.3) Dão apoio emocional a alguém em necessidade (muitas pessoas são emocionalmente carentes).
6.4) Podem oferecer ajuda de vários modos, onde for preciso (ajuda financeira, tratamento de saúde etc).
6.5) Elogios que fazem a pessoa pensar que é o centro das atenções.
Dessa maneira, a pessoa fica devendo obrigação à denominação religiosa e procura de algum modo retribuir. A melhor retribuição, logicamente, constitui em aceitar o que o grupo quer: filiar-se a ele.
6.6) Geralmente demonstram bom conhecimento de suas doutrinas. Se for uma seita que também usa a Bíblia, escolhem apenas as passagens bíblicas que lhes favorecem, interpretando-as à sua maneira. Desse jeito impressionam o ouvinte que não tem firmeza no conhecimento das Escrituras, acabando por convencê-lo.
Deve ficar bem claro que os atos bondosos de ajuda mencionados nesse item não são condenáveis. Condenável é a intenção por trás deles; funcionam como iscas.

COMO AS PESSOAS SÃO MANTIDAS DENTRO DAS SEITAS
7.1) Dependência. A seita satisfaz várias necessidades: 1ª) Psicológica – alguém pode ter uma personalidade fraca, facilmente manipulável. 2ª) Emocional – a pessoa pode ter sofrido um trauma emocional recente ou no passado. 3ª) Intelectual – o membro tem perguntas que este grupo responde (Quem sou? Por que estou no mundo? De onde vim? Para onde vou?) 4ª) Espiritual – o indivíduo sente necessidade de práticas espirituais, como adorar, louvar, meditar etc.
7.2) Isolamento. O contato com pessoas de fora do grupo ou com outras denominações religiosas é reduzido e cada vez mais a vida do membro é construída ao redor da seita. Assim, fica muito mais fácil então controlar e moldar o membro. Os membros das seitas geralmente mantém certa distância dos relacionamentos que possa constituir “perigo” para sua salvação, principalmente tratando-se de outras denominações religiosas.
7.3) Lavagem cerebral. Uma vez que a pessoa é doutrinada, os processos de pensamento dela são reconstruídos para serem consistentes com a seita e ser submisso aos seus líderes. Isso facilita o controle pelo(s) líder(es) da seita.
7.4) Substituição. A seita e os líderes ocupam frequentemente o lugar de pai, mãe, pastor, professor etc. O membro frequentemente assume as características de uma criança dependente, que busca ganhar a aprovação do líder do grupo.
7.5) Obrigação. Geralmente o membro fica endividado emocionalmente com o grupo, frente à ajuda recebida.
7.6) Culpabilidade. Várias seitas usam a culpa para impedir a saída do membro, quando dizem que se a pessoa sair estará traindo o líder, Deus, o grupo etc. Que deixar o grupo é rejeitar o amor e a ajuda que o grupo deu.
7.7) Ameaça. Ameaça de receber um mal durante a vida terrena e de se perder eternamente por “desviar-se da verdade”.
Geralmente, por meio desses mecanismos as pessoas são atraídas pelas seitas e mantidas dentro delas. Uma pessoa sem ou com pouco conhecimento do plano bíblico de salvação torna-se, portanto, presa fácil das seitas.

COMO ORIENTAR UMA PESSOA ILUDIDA POR UMA SEITA
8.1) O melhor caminho é não tentar um confronto direto no primeiro encontro, o que pode assustar e afastar o membro. Deve haver muita paciência e amor.
8.2) Oração. Interceder em oração pela pessoa em primeiro lugar.
8.3) Ensinar a verdade. Com conhecimento e sabedoria deve-se expor à pessoa o Evangelho da Graça de Jesus Cristo (salvação unicamente pela fé). É muito importante conhecer as doutrinas e a história da seita a fim de, com base na Bíblia, mostrar seus erros.
Procurar não agir também como uma seita, buscando somente a saída do membro do grupo no qual congrega. O objetivo principal é expor-lhe o plano de salvação de acordo com as Escrituras Sagradas (salvação pela GRAÇA, somente).
8.4) Dar apoio emocional e espiritual de que o membro precisa.
8.5) Aliviar a ameaça de que se o membro deixar o grupo estará condenado ou em perigo.
8.6) Não atacar o líder da seita, devendo isso ser feito em momento oportuno. Geralmente o membro da seita tem lealdade e respeito para com o (s) fundador (es) ou líder (es).

COMO O CRISTÃO PODE EVITAR SER ILUDIDO POR SEITAS OU FALSAS DOUTRINAS
a) Conhecimento das Escrituras. Sem o mínimo de conhecimento bíblico fica difícil confrontar as seitas e defender as doutrinas fundamentais da Bíblia. Por falta de conhecimento das Escrituras um cristão pode facilmente ser iludido por falsas doutrinas.
Oseias 4.6: O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...
2 Pedro 3.18: antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo...
b) observar atentamente o que determinada denominação religiosa ensina sobre as doutrinas fundamentais da bíblia. Se atentar sobre o que está sendo ensinado a respeito da criação do Mundo, de Deus, do plano da salvação, da pessoa e obra de Cristo, da inspiração divina e exclusividade da Bíblia, da vida eterna, da queda do homem e do pecado, pois essas doutrinas são os fundamentos do cristianismo. Atentar-se principalmente acerca da doutrina mais fundamental da Bíblia: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2.8-9).
Se o que uma denominação religiosa prega sobre esses assuntos não se harmoniza com as Escrituras Sagradas, podemos estar certos de que estamos diante duma seita herética ou de ensinamentos contrários ao que ensina a Bíblia.
1 Pedro 4.11: Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estudo sobre as seitas heréticas e as denominações que pregam doutrinas falsas não pode ser motivado por julgamento e condenação. O motivo de estudá-las é conhecer como elas atuam e o que dizem acerca das doutrinas bíblicas fundamentais, a fim de defender-se e orientar outras pessoas no caminho da salvação. Outro motivo não pode ser senão a defesa do evangelho.
AFINAL DE CONTAS, QUAL É O CAMINHO DA SALVAÇÃO?
A Bíblia diz que Jesus é o único caminho para o céu, sendo a sua obra redentora completa, suficiente e eficaz para a salvação de todo aquele que pela fé a recebe, independentemente das obras da lei.
João 14.6: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Atos 4.12: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
João 19.30: Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.
Lucas 14.17: À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado.
Gálatas 2.16: sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
Efésios 2.8-9: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
AFINAL DE CONTAS, QUAL É A IGREJA VERDADEIRA?
A Bíblia responde: A Igreja verdadeira é aquela formada pela reunião universal de pessoas que, em todas as épocas e lugares, pela fé acreditam e confiam na obra salvadora de Jesus como o único caminho para vida eterna.
Gálatas 3.26: Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.

Para finalizar este estudo da Palavra: “Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça” (Hebreus 13.9).

Nenhum comentário: