Postagens Evangélicas


Powered By Blogger

Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2015

O Reino de Deus e o interesseiro


O Reino de Deus e o interesseiro


Texto base: Lucas 17:11-19
Eu intitulei esse estudo como “O reino de Deus e o interesseiro” porque nós vamos ver aqui dois tipos de pessoas que estão na igreja de Cristo, dentre os vários tipos que existem, as que buscam o Reino de Deus e a sua Justiça (Mateus 6:33), e os interesseiros, aqueles que estão na casa de Deus só esperando a benção chegar. É importante lembrar que a palavra “interesseiro” não existe no nosso dicionário, mas é uma palavra tão comum que nós vamos usá-la aqui.
  • O interesseiro está no nosso meio
É muito difícil a primeira vista saber quem é o interesseiro no meio do povo de Deus a primeira vista, porque ele chega como um adorador igual aos outros crentes. Ele vai pros cultos, ele louva, está na escola bíblica, muitas vezes até da Santa Ceia ele participa. A diferença dele, é que diferente do crente fiel, ele está só esperando a benção.
O interesseiro se mostra muitas vezes amoroso, cuidadoso com as coisas de Deus ele até ajuda na obra. O versículo 13 mostra claramente os interesseiros clamando por socorro ao lado do crente fiel.
  • Jesus quer transformar o coração do interesseiro
Como podemos ver em seguida, no versículo 14, Jesus se compadece da situação daqueles homens, manda-os até o sacerdote, porém no meio do caminho eles são curados. Aí você pergunta. Mas Jesus não sabia que somente um era fiel e os demais interesseiros? Perfeitamente, porém, em Marcos 2:17 Ele diz claramente que veio para os doentes e chamar os pecadores ao arrependimento. Jesus abençoa com o intuito de amolecer o coração daquele que precisa de salvação, porém, benção por sí só não transforma caráter, não traz salvação e não muda a história de ninguém. É aí onde o interesseiro se arrebenta, porque quando ele consegue a benção ele cai fora.
  • Depois da benção alcançada, sabemos quem é quem
A partir do versículo 14 podemos ver a benção alcançada, é aí que o bicho pega. Notem que antes de receberem a cura, todos estavam clamando por misericórdia, e é assim até os dias de hoje. Vemos constantemente nas igrejas pessoas pedindo por cura, por libertação, bens materiais, emprego, dentre tantas outras coisas. Porém depois da cura existem pontos importantes que precisamos tratar aqui.
  • Só um voltou para agradecer: isso não é nenhuma particularidade desse texto. Até os dias de hoje temos multidões de pessoas clamando ao Senhor pelo milagre, e pouquíssimos voltam para agradecer e continuar seguindo o caminho de Cristo. Notem no versículo 15 que de dez que receberam o milagre, somente um voltou para glorificar o nome do Senhor.
  • O interesseiro só recebe esmola do Reino dos céus: dos que foram curados, nove seguiram em frente, ninguém destes quis voltar com gratidão, receberam apenas esmola. De que adianta receber a benção do Senhor se Ele não está conosco, é mera esmola. Deus tinha muito mais para aqueles nove, mas eles preferiram ficar longe de Jesus e seguir rumo a perdição eterna, onde haverá choro e ranger de dentes. E assim ainda hoje, muitos só estão atrás da benção, resolver aquele problema imediato, momentâneo.
  • O crente fiel recebe a benção maior: no versículo 16 podemos ver a gratidão do homem que voltou para agradecer, ele se humilha diante dos pés de Jesus, ele grita em alta voz Glória a Deus, aquele homem não recebeu somente a cura da sua lepra, que na época era de extrema importância, isso porque a lepra não tinha cura e quem tinha lepra era considerado imundo, e tinha que viver afastado da sociedade, excluído, abandonado, mas ele recebeu a cura do que era mais importante, seu coração. Aquele homem teve sua vida transformada pelo Mestre. Quem fica para agradecer e persevera depois de ter recebido a benção, alcança o melhor de Deus. A Salvação. Podemos ver isso bem claro no versículo 19: Levanta-te e vai, atua fé te salvou. O Melhor de tudo é que Deus não nos deixa prostrado, Ele é quem nos levanta, nos sustém. É por isso que é tão importante imitarmos aquele que voltou para agradecer.
Conclusão:
Você é um interesseiro ou um crente fiel? Afinal, o que você está fazendo na casa do Senhor? Você está buscando viver em santidade ou está só esperando a benção chegar e depois vai pular fora. Jesus disse em Lucas 9:62  Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Amado irmão, não queira estar na casa do Senhor somente interessado no que Ele pode te dar ou que benefícios isso pode te trazer, servir a Jesus com integridade de coração te conduz a salvação. Se você tem se comportado dessa maneira, hoje é dia de arrependimento, hoje é dia de perdão, hoje é dia de renovo e restauração. Se você se arrepende, Jesus te fala nesse dia: Filho, perdoados estão teus pecados. Marcos 2:5b. E que você seja uma pessoa renovada para a honra e glória do Senhor Jesus. Amém.

Nenhum comentário: