Postagens Evangélicas


Powered By Blogger

Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Disciplina

Disciplina



Prov. 3:11-12 (JFA) Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, e não te enojes da sua repreensão, porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho que quer bem.
Prov. 15:5 (JFA) O insensato despreza a correção do seu pai, mas quem atende à admoestação prudentemente se haverá.

QUANDO COISAS RUINS ACONTECEM

As Escrituras falam de três categorias principais de "dificuldades" para aquele que crê: 1) disciplina, julgamento ou reprovação do Senhor; 2) testes, provações, e sofrimento; e 3) tentações ou ataques de Satanás. Assim quando a dificuldade vem, de que tipo é? Alguns tipos de dificuldade podem ser evitados e outros não. Cada um requer uma resposta diferente da Escritura! Sendo assim, como é que o tipo de dificuldade pode ser discernido? Estará Deus agindo para nos corrigir diretamente, será esta perseguição por Seu Nome, ou está Satanás por detrás desta dificuldade? Este é o primeiro de três estudos neste assunto.

 Disciplina, Julgamento ou Reprovação do Senhor

Heb. 12:5-8 (JFA) E já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: "Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos, pois qual é o filho a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se tem tornado participantes, sois então bastardos e não filhos.

Heb. 12:9-11 (JFA) Além disso, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos e, viveremos? Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém, de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça, nos que por ela têm sido exercitados.

Deus usa a disciplina como último recurso. Se tudo o que Deus precisasse para justificar a humanidade para Si fosse um cajado, então Cristo teria morrido por nada! Não, o plano de Deus para a Terra é amor primeiro, disciplina por último. Para conseguir que escutemos e nos arrependamos, Ele usará um profundo sentimento de condenação, repreensão de amigos, sermões coincidentes, estímulo das Escrituras, e todos os outros meios antes de nos disciplinar. Mas, se nós resistirmos ao Espírito de luz e clemência de Deus, a nós é prometida a vara da correção. Quando Deus disciplina, o castigo é do tamanho do crime. Várias vezes, nós percebemos que não podemos escapar com o pecado impenitentemente. Deus está nos esculpindo em vasos santos, e o processo pode ser doloroso.

Jó 5:17-18 (JFA) "Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige; não desprezes pois, a correção do Todo-Poderoso. Pois ele faz a ferida, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam".

1 Cor 11:32 (Phi) Quando, porém somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados pelo mundo.

Prov. 20:30 (JFA) Os açoites que ferem purificam do mal; e as feridas penetram até o mais íntimo do corpo.

Apoc. 3:19 (JFA) [Jesus] " Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; sê pois zeloso e arrepende-te ".

Rom. 11:22 (JFA) Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade, do contrário, tu também serás cortado.

Heb. 10:31 (JFA) Horrenda coisa e cair nas mãos do Deus vivo.

DEUS TEM UM "ESTILO" DE JULGAMENTO?

Apoc. 16:7 (JFA) " ... Na verdade, ó Senhor Deus Todo Poderoso, verdadeiro e justos são teus juízos. ".

Apoc. 19:1-2 (JFA)"... Aleluia!... porque verdadeiro e justos são teus juízos".

Gal. 6:7 (JFA) Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isto também ceifará.

Num 32:23 (JFA) "... e estais certos de que os vossos pecados vos hão de atingir.

A HISTÓRIA DE JACÓ COMO UM EXEMPLO DO ESTILO DE JULGAMENTO DE DEUS


Gen. 27:6-16 (JFA) Disse então Rebeca a Jacó, seu filho: Eis que ouvi teu pai falar com Esaú, teu irmão dizendo: Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma e te abençoe diante do Senhor, antes da minha morte. Agora, pois, filho meu... Vai ao rebanho e traze-me de lá das cabras dois bons cabritos, e eu farei um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta... " Eis que Esaú, meu irmão, é peludo, e eu sou liso... "... somente obedece à minha voz e vá trazer-mos... Depois Rebeca tomou as melhores vestes de Esaú... e vestiu a Jacó, seu filho mais moço; com as peles dos cabritos, cobriu-lhe as mãos e as lisuras do pescoço.

JACÓ ENGANOU USANDO AS VESTES DO IRMÃO E UMA CABRA MORTA

Gen. 27:19-36 (JFA) Respondeu Jacó a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito... Perguntou Isaque a seu filho: Como é que tão depressa a achaste (a caça), filho meu? Respondeu ele: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro. Chegou-se Jacó a Isaque, que o apalpou e disse, " A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú... Tu és realmente meu filho Esaú? E ele declarou: Eu o sou. Tão logo Isaque acabara de abençoar a Jacó e este saíra da presença de seu pai, chegou da caça a Esaú. Disse Esaú: Não se chama ele com razão Jacó, visto que por duas vezes me enganou? Tirou-me o direito da primogenitura, e eis que agora me tirou a benção.

JACÓ APRENDE UMA LIÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA PRIMOGENITURA

Gen. 29:16-27 (JFA) Ora Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Léia, e o nome da mais jovem era Raquel. Léia tinha os olhos enfermos, enquanto Raquel era formosa de porte e de semblante. Jacó, porquanto amava Raquel, disse: Sete anos te servirei para ter a Raquel, tua filha mais moça.... Assim, Jacó serviu sete anos... Labão... fez um banquete. À tarde, tomou a Léia, sua filha e a trouxe a Jacó, que esteve com ela... Quando amanheceu, eis que era Léia; pelo que perguntou Jacó a Labão: Que é isto que me fizeste? Porventura não te servi em troca de Raquel? Por que, então me enganaste? Respondeu Labão não se faz assim em nossa terra; não se dá a menor antes da primogênita. Cumpre a semana desta; então te daremos a outra, pelo trabalho de outros sete anos que ainda me servirás.

MAIS TARDE EM SUA VIDA, JACÓ É ENGANADO POR ROUPAS E SANGUE DE CABRITOS POR SEUS PRÓPRIOS FILHOS.

Gen. 37:23,28,31-33 (JFA) Logo que José chegou a seus irmãos, estes o despiram da sua túnica... e venderam-no por vinte siclos de prata para os midianitas... Tomaram, então, a túnica de José, mataram um cabrito, e tingiram a túnica de sangue. Enviaram a 'túnica de várias cores' , mandando levá-la a seu pai e dizer-lhe: Achamos esta túnica; vê se é a túnica de teu filho ou não. Ele a reconheceu e exclamou: É a túnica de meu filho! Uma besta-fera o devorou; certamente José foi despedaçado.

1 Cor 10:6 (JFA) Ora estas coisas nos foram feitas como exemplos, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.

REPREENSÕES VERBAIS

Lev. 19:17 (JFA)"... não deixarás de repreender a teu irmão; e não levarás sobre ti pecado por causa dele.

Prov. 19:25 (JFA)... repreende ao que tem entendimento, e ele crescerá na ciência.

Deus usará freqüentemente homens para oferecer uma chamada verbal através de profecia ou repreensão antes de nos disciplinar. Ao invés de deixar nosso orgulho ficar ofendido, nós devemos estar dispostos a aceitar e/ou repreender dentro do corpo de Cristo, de forma a evitar uma disciplina mais dura - a vara.

Prov. 17:10 (JFA) Mais profundamente entra a repreensão no prudente, do que cem açoites no insensato.

Prov. 28:23 (JFA) O que repreende um homem depois achará mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua.

REPREENSÃO QUE TRAZ VIDA

Prov. 15:31 (JFA) O ouvido que escuta a advertência da vida terá a sua morada entre os sábios.

Para uma repreensão trazer vida é preciso que: 1) ela seja correta e 2) que ajamos nela. Em primeiro lugar, nós temos que admitir que nem todas as repreensões que nós recebemos, ou damos são de Deus. O Espírito confirmará a veracidade da repreensão. Em segundo lugar, até mesmo se a repreensão estiver correta, ela só servirá para nos condenar se nós não nos arrependermos.

Sal. 141:5 (JFA) Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, isso será como óleo sobre a minha cabeça; não o recuse minha cabeça.

Prov. 25:12,27:5 (JFA) Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro puro, assim é o sábio repreensor para o ouvido obediente... Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto.

1 Tm 5:20 (JFA) Aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.

Lucas 17:3 (JFA) [Jesus]... " Se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-o.

OS MILAGRES DE DEUS... ATRAVÉS DA REPREENSÃO!

Num 11:1 (JFA) Depois o povo tornou-se queixoso, falando o que era mau aos ouvidos do Senhor; e quando o Senhor os ouviu, acendeu-se a sua ira; o fogo do Senhor irrompeu entre eles, e devorou as extremidades do arraial.

Num 26:10 (JFA) e a terra abriu a boca, e os tragou... os quais serviram de advertência.

Atos 5:5,11 (JFA) E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou... Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram falar destas coisas.

COMO CRIANÇAS, NÓS RECEBEMOS O CASTIGO AGORA, AO INVÉS DE DEPOIS

1 Pedro 4:17-19 (Phi) Porque já é tempo que comece o julgamento de Deus pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus? E se o justo dificilmente se salva, onde comparecerá o ímpio pecador? Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem.

Prov. 22:15 A estultícia (loucura) está ligada ao coração de menino, mas a vara da correção a afugentará dele.

Sal.23:4 (JFA)... sua vara e seu cajado, me confortam.

QUANDO COISAS RUINS ACONTECEM, COMO NÓS DEVEMOS RESPONDER?

Alguns grupos Cristãos assumem que Satanás está por detrás de todos os tipos de problema. Esta é uma visão perigosa, pois chega perto de blasfemar do trabalho do Espírito Santo quando Deus nos reprova. Outro grupos acreditam em provações duradouras. Ainda há outros grupos que estão focando a disciplina de Deus a tal ponto de não reconhecerem uma mera tribulação de um trabalho ativo de Satanás. Assim sendo, da próxima vez que alguma "dificuldade" entrar em sua vida, há um modo de discernir o seu significado? Que instrução Deus deu nos?

Como o teste em Atos 17:11, ache a base Bíblica para CADA tipo de DISCIPLINA listada abaixo neste estudo bíblico. Este quadro será incluído também nos próximos dois estudos com o mesmo propósito. Perceba especialmente a diferença em como (e como não) responder a cada ponto. Como você pode ver, uma vez que respostas opostas são possíveis, discernimento é a palavra chave.

DISCIPLINA        TESTE/PROVAÇÃO              TENTAÇÃO
DO Senhor          Deus, Mundo, Satanás               O Diabo
RESULTA DE Desobediência Seguir a Deus       Orgulho ou Exposição
COMO DISCERNIR Se ajusta ao crime Prova a fé Leva a Perdição
RESPOSTA CERTA Arrependa-se!                         Persevere Resista!
NÃO Faça pouco caso disso Se acovarde          Caia
DEUS DIZ QUE Somos Filhos Seu Nome em Nós  A carne é fraca
TERMINA COM Temor e Santidade Morte e Glória   Pecado ou Vitória
Nós devemos evitar e resistir tentações, testes de perseverança, provações e sofrimentos, e nunca resistir ao que Deus está fazendo, ou atribuir isto a Satanás.

Rom. 8:28 (JFA) E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

ESCAPANDO COM O PECADO?

Aqueles que podem pecar constantemente e não ser repreendidos por Deus, não são seus filhos. Aqueles que nasceram de novo, sentem uma terrível condenação quando eles pecam, e se eles não se arrependem, acabam levando "palmadas" de Deus por isto. Isto é verdade em sua vida? Você passa no teste da família? Já levou alguma palmada?

Sal.38:1-2,4-7 (JFA) Ó Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Porque as tuas setas se cravaram sobre mim, e sobre mim a tua mão pesou... Pois já as minhas iniqüidades submergem a minha cabeça; como carga pesada excedem as minhas forças. Pois os meus lombos estão cheios de ardor e não há coisa sã no meu corpo.

Lucas 12:27-28 (JFA) Considerai os lírios como crescem; não trabalham nem fiam... Se, pois, Deus, assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

Se nós puséssemos nossa fé em alguma oração, fórmula, ou igreja, e pudéssemos permanecer em pecado sem sentir a mão de Deus, esta "fé" seria um engano. O único "ingresso para céu" está em uma carruagem de fogo(2 Reis 2:11), e é um destino glorioso para a alma, mas um passeio incômodo para a carne.

Prov. 1:24-27 (JFA) "Mas, porque clamei e vós recusaste; porque estendi minha mão, e não houve quem desse atenção: antes desprezaste todo o meu conselho e não fizeste caso da minha repreensão; também eu me rirei no dia da vossa calamidade... quando o terror vos sobrevier como tempestade, e a vossa calamidade passar como redemoinho, e quando vos sobrevierem o aperto e a angústia."

Prov. 1:28-31 (JFA) "Então a mim clamarão, mas eu não responderei; diligentemente me buscarão, mas não me acharão. Porquanto aborreceram o conhecimento, e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram a minha repreensão, portanto comerão do fruto do seu caminho e se fartarão dos seus próprios conselhos."

Prov. 29:1 (JFA) Aquele que sendo muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, será quebrantado de repente, sem que haja cura.

Nenhum comentário: