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domingo, 17 de maio de 2015

Pneumatologia


Pneumatologia 

Citações de preteristas completos
“Se o período de transição para a Pneumatologia acabou, 
o período de transição da Escatologia deve ter acabado 
também.”30
30 Stevens, p. 20. 22
“O que acho interessante nas declarações de Gentry31
aqui é que ele parece deixar-se irremediavelmente
vulnerável aos argumentos pentecostais em favor da
continuação dos dons de sinais miraculosos, quando ele
diz que hoje ainda ‘temos o Espírito Santo derramado e
seus dons de ensino’. Os preteristas completos não creem
nisso.”32 [Nota: Ed Stevens está respondendo ao artigo
de Gentry que chama o preterismo completo de heresia e
alheio à fé ortodoxa. Gentry é um preterista parcial como
Sproul.]
“Se Gentry não assume uma abordagem preterista dessas
passagens [Atos 2.17ss; 1Co 1.5-8; 1Co 13.8ss], ele se
deixa sem defesa contra a visão pentecostal. Mas se ele
assume uma abordagem preterista aqui, sua declaração
que nós ainda ‘temos o Espírito Santo derramado e seus
dons de ensino’ parece inconsistente e contraditória.”33
“O ‘penhor do Espírito’ está, portanto, vinculado ao
cumprimento da promessa de Deus a Israel. Isso não é
uma operação ao longo de gerações e eras, mas o foco
está nos ‘últimas dias’ do Judaísmo histórico. O
propósito do Espírito, em seus dons e operações
multifacetados, era realizar a mudança que foi
decisivamente determinada na morte e ressurreição de
Cristo. Paulo disse que Deus ‘nos preparou para isto’
(2Co 5.5). A mudança pertencia ao tempo de Paulo. Os
dons sobrenaturais do Espírito pertenciam ao seu tempo.
Aquilo que estava sendo mudado pertencia ao seu tempo.
A consumação da mudança pertencia ao seu tempo (1Co
10.11; Rm 13.11,12; Hb 6.1-6).”34
31 Dr. Kenneth Gentry (um preterista parcial) foi um dos primeiros a
chamar o Preterismo Completo de heresia.
32 Stevens, p. 19.
33 Stevens, p. 19.
34 Max R. King, The Cross and the Parousia of Christ, (Parkman Road 23
Passagens da Escritura que são negadas
“Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da
verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele
também crido, fostes selados com o Santo Espírito da
promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao
resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” (Ef
1.13-14)
“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes
selados para o dia da redenção.” (Ef 4.30)
Church of Christ, 4705 Parkman Road, Warren, Ohio., 1987), p. 596.24
Questões Confessionais
Credos Antigos
Credo Apostólico
 “Ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao céu e está sentado
à mão direita do Pai, de onde há de vir julgar os vivos e
os mortos. Creio no Espírito Santo… na ressurreição do
corpo…”
Credo Niceno
 “Cremos… e de novo ele há de vir com glória para
julgar os vivos e os mortos… E aguardamos a
ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro.
Amém.”
Credo Atanasiano
 “Todo aquele que quiser ser salvo, é necessário acima
de tudo, que sustente a fé universal. A qual, a menos que
cada um preserve perfeita e inviolável, certamente
perecerá para sempre. Mas a fé universal é esta…
Ascendeu ao céu, sentou à direita de Deus Pai
onipotente, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
Em cuja vinda, todo homem ressuscitará com seus
corpos, e prestarão conta de suas obras. E aqueles que
houverem feito o bem irão para a vida eterna; aqueles
que houverem feito o mal, para o fogo eterno. Esta é a fé
Universal, a qual a não ser que um homem creia
firmemente nela, não pode ser salvo.” 25
A Confissão de Fé de Westminster
1. Preteristas completos que negam que Romanos 8.23
ensina “a redenção do nosso corpo”, ao insistir que
significa “escapar do nosso corpo” estariam em
desacordo com a seguinte passagem na Confissão: CFW
32:1.
2. Preteristas completos que negam que o nosso corpo
mortal ressuscitará do túmulo, e que esses corpos são “o
mesmo tipo de corpo, e não outro” diferente daquele que
agora possuímos estariam em desacordo com as
seguintes passagens na Confissão: CFW 32:2; 32:3.
3. Preteristas completos que negam que o corpo de
Cristo que levantou do túmulo foi e continua a ser o seu
corpo ressurreto estão em desacordo com as seguintes
passagens da Confissão: CFW 8:4.
4. Preteristas completos que negam que o corpo de
Cristo é da mesma natureza que o nosso corpo ressurreto
estão em desacordo com a seguinte passagem da
Confissão: CFW 32:3
5. Preteristas completos que negam que ainda haverá
uma Segunda Vinda (física e corpórea) do nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo estão em desacordo com as
seguintes passagens da Confissão: CFW 33:1,2,3.
6. Preteristas completos que negam que haverá um dia
de julgamento final no futuro, de justos e injustos, estão
em desacordo com as seguintes passagens da Confissão:
CFW 33:1,2,3.
7. Preteristas completos que negam que o Espírito Santo
continua a dar dons espirituais, ou que o Espírito Santo
continua a ser o nosso “penhor”, ou que negam que 26
somos “selados para o dia da redenção” pelo Espírito
estão em desacordo com as seguintes passagens da
Confissão e deveriam ser considerados como
sustentando posições heréticas: CFW 12:1; 18:2; 26:1.
8. Preteristas completos que negam que Satanás e seus
demônios continuam a ser adversários presentes das
almas dos justos após 70 d.C. estão em desacordo com
as seguintes passagens na Confissão e deveriam ser
considerados como sustentando posições heréticas: CFW
5:6; 17:3; 21:1.
O Catecismo Maior de Westminster
A posição do preterismo completo está em contradição
com pelo menos as seguintes seções do Catecismo Maior:
28,52,53,54, 56,85,86,87,121,145,158,167,176,191,195.
O Catecismo Menor de Westminster
A posição do preterismo completo está em contradição
com pelo menos as seguintes seções do Catecismo Menor:
28,102. Crítica do Preterismo
Completo

Phillip G. Kayser
Sobre o tópico de escatologia,
parece que há tantas respostas
quantas pessoas para perguntar.
De fato, crentes verdadeiros ao longo
da história têm sustentado todos os três
ramos da cronologia dos finais dos
tempos: pré-milenismo, pós-milenismo e amilenismo. Mas à
parte das diferenças todos concordam nas questões cardinais e
essas semelhanças revelam o preterismo completo como sendo
heterodoxo (i.e., heresia).
Phillip Kayser é Pastor Sênior da Dominion Covenant Church em
Omaha, NE. Ele tem um M.Div. pelo Westminster Theological
Seminary (Califórnia) e um Ph.D. pelo Whitefield Theological
Seminary (Flórida). Ele e sua esposa Kathy têm 5 filhos

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