Postagens Evangélicas


Powered By Blogger

Páginas

domingo, 4 de outubro de 2015

POR QUE ESTUDAR A DOUTRINA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

POR QUE ESTUDAR A DOUTRINA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO



“a respeito de Sua volta ao mundo”, em resumo sabemos que Jesus veio em carne anunciou a mensagem de salvação, consumou-a na cruz e deixou seus discípulos com a incumbência de transmitir ao mundo a mensagem. Deixou a promessa de sua volta para arrebatar seu povo.
- Professor(a), as doutrinas passadas nessa lição são da escola pré-milenista, que acredita que a volta de Jesus ocorrerá antes do milênio, anunciando a sequência: arrebatamento, tribulação, vinda em glória, milênio e Juízo Final.
_______________________________________________
1. POR QUE ESTUDAR A DOUTRINA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

1.1. Porque é um,a chave para o entendimento das Escrituras
- “praticamente impossível encontrar”, na verdade a Bíblia nos dá aquilo que procuramos nela, Por exemplo, se alguém busca Deus na Bíblia vai encontrá-lo nela, mas se tiver buscando apenas fatos históricos, ele vai até ler sobre Deus, mas não vai entender. Por isso se alguém quiser aprender sobre Jesus e sua obra, então vai com certeza aprender sobre a Sua segunda vinda.
- “enigmas bíblicos”, são questões que carecem de uma análise profunda e que só podem ser entendidas com o discernimento do Espírito Santo.

1.2. Porque é a esperança da Igreja
- “santo procedimento”, uma das grandes impressões que a Igreja causa no mundo é o santo proceder, os ímpios tendem a dar voto de confiança aos crentes, com algumas exceções é claro.
- “piedade”, em obediência.

1.3. Porque é um incentivo ao desenvolvimento espiritual
- “vigilância constante”, é estar atento aos acontecimentos dos últimos dias em como eles apontam para a vinda de Cristo.
- “desafia o desviado”, muitos desviados já ouviram falar da volta de Cristo e quando estão visitando uma igreja e ouvem sobre os fatos que apontam para a segunda vinda de Jesus eles tendem a dar mais crédito.

2. O CENÁRIO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
- “pintou um quadro”, descreveu as situações para nos mostrar como que estará a terra no momento de Sua volta.

2.1. Falsos Cristos e falsos profetas
- “xintoísmo”, vem do nome transliterado Shintō que significa “caminho dos deuses” se originou no Japão e é caracterizado por práticas espirituais vindas de diversas seitas, é considerado uma religião.
- Com o advento da internet e da mídia internacional tem surgido muitos falsos cristos e a situação tende a piorar mais ainda.

2.2. Relação de antagonismo entre as nações
- “engendramento”, significa surgimento, ou seja, é o aparecimento do vínculo da política e economia, que faz com que as nações se aproximem mais entre si.
- Jesus virá em um momento de grande avanço tecnológico, onde o mundo poderá facilmente contemplar eventos que possam acontecer em qualquer parte do globo. Onde as nações estarão cada vez mais dependentes economicamente uma das outras.

2.3. Caos social
- “parece um paradoxo”, é, mas só parece, pois o mundo sofrerá em breve com a crise de água e alimentos. Atualmente já existe no mundo mais de 1 bilhão de pessoas sem acesso a água potável.

2.4. Intensificação do pecado
- “proporções jamais vistas”, atualmente o mundo sofre com a inversão de valores. Os comportamentos que antes eram vistos como errados pela sociedade, agora são tolerados e até incentivados, como o homossexualismo e o sexo antes do casamento e muito mais.

2.5. Manifestação do Anticristo
- “submissas a único governante”, com o avanço tecnológico será possível a implantação de uma base de governo mundial.
- “com mão de ferro”, essa forma ditadora de governar não será de imediato, ele primeiro vai conquistar o apoio mundial.
_______________________________________
3. A INDIFERENÇA EM RELAÇÃO A SEGUNDA VINDA
- “não se sentem à vontade”, isso se deve ao caráter totalmente sobrenatural desse evento, é muito difícil para alguém acostumado ao racionalismo do mundo acreditar os conceitos espirituais dessa doutrina.

3.1. O Racionalismo
- “meio unilateral”, quer dizer de um único lado, de um único ponto de vista. O ser humano racionalista não tenta ver as coisas pelo lado da fé.

3.2. Os ensinos errados e imaginosos
- “demasiadamente místicas”, o misticismo é a busca ou a crença no sobrenatural, naquilo que transcende a matéria. Uma pessoa demasiadamente mística tende a espiritualizar tudo. Essas pessoas chegam a inventar coisas, a cada nova invenção tentam logo ligar à narrativas do Apocalipse.
- Por causa desses místicos a doutrina da segunda vinda de Cristo tem sido desacreditada até mesmo pelos crentes.

3.3. A falta de regeneração
- “que esteja distante de Deus”, a doutrina da segunda vinda de Cristo para quem está longe de Deus é conflitante e por isso essa pessoa tenta ignorá-la.
- “ora vem Senhor Jesus”, é a tradução da palavra “Maranata”, só os crentes que estão em Cristo estão esperando Ele, não estão apegados às coisas materiais.

4. O OBJETIVO DA VOLTA DE CRISTO À TERRA

4.1. Para cerrar as cortinas da história
- “tempo cronológico destinado”, se refere ao tempo de vida de uma pessoa. Para o homem natural após a morte é um imenso vazio.
- A Bíblia nos leva a entender que a nossa existência não acaba com a morte. A história humana terminará com a volta de Cristo, mas para os salvos ela continuará no céu.
4.2. Para cumprir Suas promessas
- Não existe fé para quem não espera algo, pois a fé é a certeza das coisas que se esperam.
- A volta de Cristo deve ser a maior esperança para o crente, pois ela é a maior promessa de Deus para nós.
- Os crentes que não esperam essa promessa estão apegados as coisas materiais e concentrando sua esperança naquilo que é temporal.

4.3. Para buscar os salvos
- “a morte de Jesus foi validada”, talvez seja melhor afirmar que a salvação do ser humano foi confirmada na ressurreição de Cristo. Romanos 5.10
- “resgatar o homem do poder do pecado”, Na carta aos Coríntios nos é ensinado que não seremos arrebatados com esse corpo, veja:
“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;” 1 Coríntios 15:51 Esse corpo não pode ver a Glória de Deus.
- “os Seus escolhidos”, não se refere a pessoas pré-determinadas por Deus para esse fim, isso seria predestinação fatalista. Deus não fez ninguém destinado para o inferno. Ainda que Ele saiba qual é o fim de cada um.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “beleza e o esplendor da volta”, do Senhor Jesus voltará em duas etapas, na primeira Ele arrebatará a Sua Igreja e só os salvos o verão 1 Ts 4.17. Na segunda Ele virá livrar a Israel das mãos dos seus inimigos e todos verão Ap 1.7.
- “estado de alerta”, esse estado é como o de uma sentinela de guarda que olha todos os acontecimentos ao redor a fim de evitar ser pego de surpresa, também para a volta de Jesus precisamos estar atentos a todos os acontecimentos ao redor para não sermos surpreendidos.

Nenhum comentário: