Postagens Evangélicas


Powered By Blogger

Páginas

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

EVANGELISMO VIRTUAL, PORÉM, REAL.


EVANGELISMO VIRTUAL, PORÉM, REAL.

Vivemos em dias de constantes mudanças, não que o mundo não venha crescendo e evoluindo desde sempre, mas é que agora tudo é mais rápido. Não que eu seja tão velho assim, mas quando eu era criança o natal (por exemplo) demorava para chegar e eu me esforçava para que os presentes que ganhei durassem o máximo; hoje eu penso: Já é natal de novo.
Quando falo em igreja então, tudo passa tão rápido também, compramos um microfone novo e de repente tenho que comprar outro. Mas hoje quero falar sobre a utilização dos métodos para pregação do evangelho em face a grande variedade em recursos de comunicação que temos nas mãos. Quando digo para meu avô que escrevo na internet sobre teologia ele acha que é perca de tempo, ter um programa evangélico na televisão é só vaidade e por ai vai.
Quando pensamos que vivemos tempos diferentes de cinqüenta anos atras não podemos tentar deixar o evangelho como era pregado nesta mesma época. Todo recurso que temos hoje, por exemplo: televisão, radio, internet, celular, etc. Tudo isto pode ser usado em prol do evangelho de Deus, como está escrito em Romanos cap. 11 vs. 36“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas;” Se estas coisas existem, são para o Reino de Deus e não para nós.
A utilização destes recursos de comunicação são uma arma que temos a favor do reino de Deus e não estamos usando em toda sua amplitude. Vejamos o que está escrito em Lucas cap 05 vs. 36 a 38
Lucas 05:
36 E disse-lhes também uma parábola: Ninguém tira um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha.
37 E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão;
38 Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão.
Podemos apenas ver com os olhos naturais e compreender que realmente é tolice estragar uma roupa nova para remendar uma velha, ou mesmo usar uma roupa nova com um remendo velho não é? Quando trago isso para o mundo espiritual e comparo com o recurso tecnológico que temos nas mãos fica claro o que Jesus quis dizer sobre o remendo.
Pense por exemplo no Orkut (acho que exceto eu todo mundo tem), ele é usado para divulgar candidatos políticos, opção sexual, gostos musicais, e entretenimento em geral. A policia federal se dedica a prender pedófilos que usam o Orkut para estes fins. Talvez um pastor que não tenha minha visão pode ensinar na sua igreja que ninguém deve usar o Orkut, por que existem muitas pessoas mal intencionadas por lá. Eu já digo ao contrário, usemos o Orkut para divulgar o Reino de Deus, se cruzarmos os braços o diabo tomará para si tudo o que é nosso.
Não quero me concentrar no facebook apenas, tantos blogs que vejo de pessoas evangélicas e que não usam para falar do Reino de Deus, tantos torpedos de celular com piadas e pegadinhas e poucos com mensagens de vida em Jesus. Posso passar horas falando sobre isso, mas voltando ao ponto de onde começamos, para cada geração existe uma estratégia a ser usada. Lembre-se não se deve remendar roupa nova com pano velho.
Pergunte ao seu pastor se quando ele era criança o culto era dirigido do mesmo modo com que é hoje? Com certeza a resposta é não; o evangelho é o mesmo, entretanto as estratégias são diferentes, pois são gerações diferentes. São diferentes formas de pensar e agir. Pregações são para massagear o EGO das pessoas, estão com medo de DISCIPLINAR, as pregações não é para o que o povo quer ouvir, tem que ser O QUE DEVE OUVIR.
Eu não consigo convencer meu pai que pela internet eu posso ajudar as pessoas com a força do evangelho, do mesmo modo ele nunca me convenceu que pregar sozinho em uma praça ou ponto de ônibus é realmente eficaz.
Não estou discutindo quem é certo ou errado, e sim que nossa geração precisa se levantar e pregar o evangelho com os recursos que temos nas mãos como nossos pais fizeram e foram felizes nisto. Os métodos de pregar o evangelho de cinquenta anos atras pode não ser tão eficaz para a geração atual. Os tempos são outros, o momento histórico e político não é o mesmo, então precisamos de novas frentes e de uma nova geração de obreiros de Deus para alcançar esta que ainda está nas mãos do diabo.
Pense comigo: Será que se o Apóstolo Paulo estivesse vivendo hoje ele escreveria cartas a mão e viajaria a pé por ai? Tenho certeza que não, ele teria um Fórum na internet,um grupo no FACEBOOK, teria um email no Gmail e quem sabe alguns vídeos no Youtube com suas pregações?
Convido a todos a abrirem as portas para esse novo momento que o mundo vive, o momento da comunicação, da alta definição em imagem, dos celulares que tanto facilitam a vida de todos e deixemos de pensar que o evangelho deve ser pregado somente dentro da igreja, com moldes e padrões que já não cabem mais no nosso cotidianos agitado deste século; devemos arregaçar as mangas e usar todo o recurso que temos nas mãos para pregação do evangelho de Deus.
 

Nenhum comentário: