Postagens Evangélicas


Powered By Blogger

Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2015

As armadilhas da mentira


As armadilhas da mentira

Uma história interessante que mostra como o mentiroso costuma ser traído pela sua própria mentira






Quatro amigos da faculdade foram viajar no final de semana anterior aos exames finais. Divertiram-se muito, mas, depois de tanta festa, acabaram dormindo o domingo inteiro e só voltaram para a sua cidade na segunda de manhã.

Como só chegaram à faculdade no final da prova, decidiram dizer ao professor que seu plano era voltar no domingo para estudar para a prova, mas, na viagem, um pneu do carro furou e, por isso, não conseguiram chegar a tempo.

Depois de refletir um pouco, o professor marcou com eles uma nova prova, para o dia seguinte. Eles então estudaram a noite inteira e chegaram pontualmente na terça-feira para a prova. O professor colocou cada um em uma sala e distribuiu as provas. A primeira questão era sobre a matéria e valia 0,5.

Os estudantes ficaram felizes ao ver que a primeira pergunta da prova era tão fácil. Mas, ao virar a página, só havia mais uma questão, que valia 9,5: “Qual foi o pneu que furou na viagem?”.

Reflexão

Jesus nos diz: “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). O oitavo mandamento também nos convida a dizer sempre a verdade.

Muitas vezes, para nos “salvar” de certas situações difíceis, preferimos mentir e evitar problemas. Mas o mentiroso costuma acabar sendo traído pela sua própria mentira. Além de ser um pecado que ofende o Senhor, a mentira se torna um vício difícil de superar – porque é um caminho mais fácil para evitar dificuldades e conseguir o que queremos.

Chegou a hora de pensar um pouco neste tema: a mentira está presente na minha vida? Quando finalmente decidirei pedir a graça de Deus para corrigir meu caminho e ser sempre sincero comigo mesmo e com os outros?

Apresentamos, a seguir, 5 versículos bíblicos que podem ajudá-lo em sua reflexão sobre a mentira em sua vida:

- “Renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros” (Efésios 4, 25).

- “Guarda tua língua do mal, e teus lábios das palavras enganosas” (Salmo 33, 14).

- “Vossos preceitos me fizeram sábio, por isso odeio toda mentira” (Salmo 118, 104).

- “O homem sincero anuncia a justiça; a testemunha falsa profere mentira” (Provérbios 12, 17).

- “Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno” (Mateus 5, 37).

Nenhum comentário: