Postagens Evangélicas


Powered By Blogger

Páginas

domingo, 7 de junho de 2015

Arrogância, Soberba e Prepotência (Malaquias 3.13-18)


     Arrogância, Soberba e Prepotência (Malaquias 3.13-18)

14         JAN
INTRODUÇÃO: o profeta Malaquias foi chamado por Deus em um momento delicado da história do povo de Deus. Depois de muitos e muitos anos errando, pecando e se afastando dos caminhos de Deus, o povo do Senhor continuava errando e transgredindo a lei, desde os seus sacerdotes e levitas até o povo em geral. É verdade que havia alguns que continuavam fiéis ao Senhor. Deus então levanta o profeta Malaquias para profetizar sobre o povo, para que tomem cuidado com as coisas de Deus, sejam fiéis aos dízimos e ofertas, e restaurem a sua comunhão com o Senhor. Neste texto acima, alguns estavam olhando para a prosperidade dos ímpios, que não serviam a Deus, e estavam mais abastados que eles. Agora:
Que lições podemos extrair deste texto bíblico?
1-INÚTIL É SERVIR A DEUS
Não devemos esperar recompensas de Deus por estarmos andando em seus caminhos, teremos sim recompensa, mas na glória, pois seremos galardoados e o maior presente é ter o nosso nome escrito no livro da vida. “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” 1 Timóteo 6.8
Quem quer servir a Deus para ser rico, famoso, reconhecido, está com a motivação errada.
2-GUARDAR OS SEUS PRECEITOS
É nossa obrigação guardar os seus mandamentos em nossos corações para não pecar contra Deus.
Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” Salmo 119.11
Devemos agir assim por amor a Deus e ao seu reino. Devemos fugir do pecado e da aparência do mal.
3-ANDAR DE LUTO
Devemos sim renunciar as coisas do mundo, as obras da carne (prostituição, lascívia, ciúmes, iras, discórdias…) “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” Gálatas 5.19-21
4-FELIZES OS SOBERBOS
A felicidade dos ímpios, dos que não conhecem a Deus é frágil, vulnerável, passageira.
E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína” Mateus 7.26-27
5-PROSPERAM
Eles estavam olhando a prosperidade material, mas Deus através de Jesus nos proporciona uma prosperidade completa (emocional, espiritual, material, física…)
Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam” Mateus 6.19-20
6-TEMIAM AO SENHOR (Memorial Escrito)
O Senhor atentava e ouvia (Deus ouve quem teme a Ele)
Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus” Lucas 10.20
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe” Apocalipse 2.17
O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” Apocalipse 3.5
7-PARTICULAR TESOURO
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” 1 Pedro 2.9
8-POUPA A SEU FILHO QUE O SERVE
Deus nos poupa de frustrações, de decepções, de enganos. Isto não quer dizer que não vamos ter problemas, dificuldades, tribulações, mas conseguiremos descansar, pois estaremos seguros nos braços do PAI, que está zelando e cuidando de nós.
9-JUSTO E O PERVERSO
Escolhemos como queremos ser vistos por Deus: como justos ou como perversos.
*Eclesiastes 3.17 “Então, disse comigo: Deus julgará o justo e o perverso; pois há tempo para todo propósito e para toda obra
*Provérbios 3.32 porque o SENHOR abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade
*Provérbios 10.16 A obra do justo conduz à vida, e o rendimento do perverso, ao pecado
*Provérbios 13.5 O justo aborrece a palavra de mentira, mas o perverso faz vergonha e se desonra
*Provérbios 14.32 Pela sua malícia é derribado o perverso, mas o justo, ainda morrendo, tem esperança
CONCLUSÃO: devemos banir do nosso coração toda a arrogância, a soberba e a prepotência. Devemos servir ao Senhor com alegria, guardar a Palavra no coração, renunciar aos prazeres passageiros, e assim seremos vistos aos olhos de Deus como justos. A recompensa será grandiosa no céu, na glória, no paraíso.

Nenhum comentário: