Postagens Evangélicas


Powered By Blogger

Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O que é e como identificar uma seita.

O que é e como identificar uma seita.


Há no meio protestante nacional o debate sobre o limite em que podemos dizer que uma igreja ou uma denominação deixou de ser cristã e se tornou uma seita.
Podemos caracterizar seita como um grupo de pessoas cujos ensinos repousam sobre a autoridade isolada de um líder espiritual, cujas palavras e escritos são vistos de igual valor ou superior à Bíblia Sagrada e sempre negam as doutrinas centrais do cristianismo histórico.
Mas então, quais pontos caracterizam uma seita?
De modo geral se o ensino praticado e repassado em uma denominação aos seus adeptos não está em harmonia com pontos centrais das Sagradas Escrituras (A Trindade; A Criação do Homem e do mundo; O pecado e seu papel na queda do homem; a própria Bíblia; Cristo em sua pessoa e obra; a salvação e o porvir), podemos julgá-la como sendo uma seita.
Vamos enumerar alguns pontos para exemplificar:
Possuem outras fontes doutrinárias além das Escrituras. Outras revelações. A bíblia não é sua única regra de fé
Aceitam apenas algumas partes bíblia, subtraem ou modificam algum trecho bíblico. Dizem que receberam uma nova revelação de Deus anulando ou mudando mandamentos e/ou preceitos existentes na Palavra de Deus
Distorcem as doutrinas fundamentais, desprezando os princípios auxiliares de Hermenêutica
Não aceitam que Cristo seja o Filho Unigênito de Deus. Ou não aceitam Sua natureza divina-humana
Existe outra possibilidade de salvação além da realizada por Cristo, pois cabe ao homem realiza-la
Pregam a auto-salvação. Crer em Jesus é importante, mas não é tudo. A salvação é pelas obras.
Dividem a fidelidade entre Deus e a organização. Desobedecer à organização ou à igreja equivale a desobedecer a Deus. Não existe salvação fora do seu sistema religioso.
Existem outros pontos, mas este citados são os mais importantes. Nota-se também que essas seitas tem características bem parecidas e particulares, podemos ressaltar algumas:
Fazem o possível para ocupar todo o tempo livre dos seus membros. Abarrota-lhes de reuniões, serviços, estudos e outras atividades que fazem com que a vida diária do adepto gire em torno da seita.
Adotam uma interpretação particular da Bíblia como única norma de vida. Costumam Memorizar “versículos-chave” para tanto. Não se preocupam muito com o contexto das citações e nem com a verdade histórica de suas afirmações.
Tem uma mentalidade de natureza fundamentalista. “Fervor Religioso”.
Proporcionam um ambiente de “poucos fiéis do povo escolhido”. Segundo tal, o mundo os persegue porque somente eles têm permanecido fiéis ao que Deus quer.
O líder ou fundador da seita é normalmente elevado ao nível de “profeta”, de “ungido de Deus”
Bom, meu caro leitor, caso esteja em alguma denominação que tenha essas características, recomendo que, analise-a bem para ver se realmente ela se enquadra nestes pontos, ore, peça direcionamento a Deus e, com a ajuda dEle, procure uma igreja sã que pregue o evangelho de Cristo.

Nenhum comentário: