Postagens Evangélicas


Powered By Blogger

Páginas

sábado, 27 de agosto de 2016

Demas abandonou a fé

Demas abandonou a fé



“Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica” 2 Timóteo 4:10.
Pouco se sabe, por intermédio das Escrituras, acerca de Demas. Infelizmente, dessa pouca informação, se sabe que no fim da vida de Paulo ele abandonou o ministério e voltou para o mundo “amando o presente século”. Através desse estudo quero, na medida que o Espírito Santo conceder, me aprofundar um pouco mais na vida desse cooperador de Paulo, entender seu comportamento e compará-lo ao comportamento de muitos servos de Deus de nossa presente época.
Gostaria de dividir esse estudo em alguns tópicos para melhor entendimento:
1- Quem foi Demas?
2- Quais suas motivações?
3- Porque se desviou do Caminho do Senhor?
4- Uma Meditação Prática para nós hoje.
1- Quem foi Demas?
Como dito anteriormente, pouco se sabe, pelas Escrituras Sagradas, acerca de Demas. Seu nome, de origem Hebraica, é uma maneira reduzida de escrever Demétrio. O nome Demétrio, quando de origem Hebraica, significa “Que Se Consagrou”, enquanto que, do Grego, significa “consagrado à Deméter” ou “consagrado à mãe terra”. Demeter é a deusa grega da agricultura, aquela que nutria a terra, o nome Deméter significa “mãe terra”.
Demas foi um cooperador do apóstolo Paulo, certamente muito valoroso, pois em algumas cartas o próprio apóstolo cita seu nome:
– “Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas” Colossenses 4:14
– “Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores” Filemom 1:23,24.
Além disso ele cresce na fé aprendendo com o próprio apóstolo, assim como com Marcos (autor do Evangelho de Marcos) e Lucas (autor do Evangelho de Lucas e do Livro de Atos dos Apóstolos). Imaginem quantos milagres Demas presenciou, quantos discursos apaixonados de Paulo, Marcos, Lucas e outros servos de Deus que pregavam e ensinavam a Palavra do Senhor! Se havia um lugar no planeta onde o ensino de Cristo era abundante, certamente era ao lado desses homens de Deus! Parece difícil imaginar alguém abandonando a fé cristã após ter sido companheiro e colaborador de homens tão ilustres, mas foi isso que aconteceu…
2- Quais as Motivações de Demas?
Todos aqueles que conhecem a Cristo e tem as primeiras experiências de Seu amor ficam empolgados e apaixonados por Ele! Como é maravilhoso ser embalado por Deus em Seus braços, como é emocionante sentir Sua presença e ouvir Sua voz! Quando um homem tem contato com esse Deus tremendo, não quer mais saber de outra coisa na vida, pois tudo o que faltava em sua vida se completa por meio de Jesus! Contudo, apesar de tudo isso, as escrituras são enfáticas em dizer: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” João 16:33.
Há lutas, há aflições, há combates, há açoites, há perseguições, há tristezas mesmo no caminho para o Céu. Enquanto o convertido é criança, alimenta-se com leite, mas após um período de tempo e experiências com Deus, deve tornar-se homem e, alimentando-se de alimento sólido, fortalecer-se para o combate da fé. Isto acontece com todos os crentes e certamente com Demas não foi diferente.
Quando Demas conheceu a Cristo, ouvindo a pregação apaixonada de Paulo, certamente se rendeu a Esse Deus que Morreu na Cruz por Ele. Doces são as Palavras da Graça, em que Jesus, sendo feito homem, morreu em nosso lugar. Juntamente com isso vem o conforto e consolo de Deus, sentimos seu amor de forma tão forte que parece que nosso coração vai explodir de alegria e, nesse momento, se há tristeza, é somente pelo fato de não O termos conhecido antes! Mas, passado algum tempo, as lutas vem, as batalhas se apresentam e pouco a pouco somos tirados do aconchego do lar para os perigos do campo de combate!
Demas estava envolvido nesses combates, juntamente com Paulo, Epafras, Lucas, Marcos e outros. Sua motivação era servir Seu Mestre, aprender Dele, viver para Cristo e colaborar com o Reino dos Céus. Ele queria ajudar no que pudesse, assim como um filho pequeno deseja fazer o que vê seu pai fazendo. Por exemplo, pergunte a uma criança pequena, que tem seu pai como espelho, o que deseja fazer quando crescer e certamente dirá: “quero ser como meu pai”. Assim Demas queria ser como seu pai da fé, Paulo, pois via que Cristo estava com ele.
Além disso, Demas via o esforço dos demais e não queria fazer menos do que eles. Se todos se esforçam, é comum que até aqueles que têm menos empenho seja motivado a se esforçar também. Demas via Lucas ajudando, Marcos colaborando, Epafras formando a igreja de Colossos, então, claro, devia também ajudar como pudesse. E isso ele fez por alguns anos.
O exemplo do apóstolo e o zelo dos outros motivavam Demas a ser colaborador de Paulo. Inicialmente seu sentimento não diferia em nada ao sentimento comum de todo cristão, que tem exemplo de seus pastores dentro da igreja e dos demais obreiros e quer trabalhar como eles. Mas então, o que aconteceu com Demas?
3- Porque Demas se desviou do Caminho do Senhor?
No ano de 64 D.C., no dia 18 de Julho, aconteceu um grande incêndio em Roma. Devido a rumores que o próprio imperador, Nero, era responsável pelo incêndio, Nero começou a culpar os cristãos e suscitou uma perseguição, lançando muitos deles aos cães, enquanto outros eram crucificados e queimados vivos. Nessa época foram escritas as últimas palavras do apóstolo Paulo, em 2 Timóteo. A perseguição aos cristãos estava terrível: Paulo estava prestes a ser morto, como ele mesmo diz: “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo” 2 Timóteo 4:6, os cristãos haviam sido dispersos por várias partes, inclusive, cooperadores de Paulo “Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo” 2 Timóteo 4:10b-11a, e Demas abandonou a fé “Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica” 2 Timóteo 4:10a.
Nesse período tornou-se ainda mais perigoso alguém se declarar cristão. Devemos lembrar que o império romano dominava toda aquela região e, sendo os cristãos acusados pelo próprio imperador de terem incendiado a capital do império, haviam poucos lugares seguros onde os discípulos poderiam se reunir. Demas tinha então uma escolha a fazer: continuar firme na fé e aceitar uma possível morte ou abandonar a fé e viver. Paulo certamente não era uma visão muito agradável agora para o discípulo: ele estava velho, maltratado, preso à espera de ser executado. Os discípulos, preocupados com as igrejas, faziam o que podiam para exortá-los a manterem a fé (independente do que pudessem fazer os homens) e, nesse cenário incerto de tristeza, perseguição e miséria, Demas abandonou a fé.
Demas olhou em volta e viu que seu modelo de crente (Paulo) seria morto, viu quanto sofrimento ele e os discípulos estavam suportando e achou que não valia mais a pena continuar. Voltou seus olhos para as circunstâncias da vida e, deslumbrado com o mundo, voltou para trás e fugiu, abandonando a fé para não ser perseguido por causa da Cruz de Cristo.
Ele se esqueceu do que o apóstolo havia ensinado anos antes: “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:16-18.
Demas não fez jus ao seu nome no original hebraico “Que se Consagrou” mas, voltando ao mundo, acabou por cumprir o termo grego de seu nome “consagrado à mãe terra”.
4- Meditação Prática para nós hoje
Seria a história de Demas uma excentricidade, uma coisa anormal de se ocorrer? Seria ele uma espécie de “anormalidade cristã”? Quem dera fosse assim, pois muitos que estão hoje dentro das igrejas são Demas fugitivos e nem se dão conta disso! Quantas pessoas estão hoje nas igrejas evangélicas, às quais damos as mãos da comunhão, chamamos de irmãos, e contudo estão desviadas de Deus em seus corações e mentes! A cruz de Cristo não importa para essas pessoas, somente suas bençãos materiais. A fé delas se baseia no dinheiro que possuem, nos bens que adquirem, nas posses que têm…
Se hoje houvesse uma perseguição tal como ocorreu com Nero e a Igreja, será que algum “cristão” desses ficaria firme? Aceitaria morrer queimado ou crucificado para não renunciar à sua fé? Aceitaria passar o resto da vida na prisão para não negar a Cristo? Quantos Demas temos em nossa geração e quantos Paulos temos em nossas igrejas?
Por causa de nada se abandona a fé, obreiros deixam suas congregações porque foram exortados e não aceitaram a exortação, abandonam a obra de Deus porque estava pesada demais para eles continuarem, difícil demais para seguirem em frente… Demas, Demas, porque abandonas o primeiro amor que tinhas no início de sua conversão? Esqueceste do abraço de Deus, do consolo do Senhor quando nem o mundo mais te queria? Não sejamos como aqueles que Pedro disse: “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.” 2 Pedro 2:20-22.
Irmãos, sejamos firmes e constantes em nosso Deus e Senhor Jesus Cristo! Lembrem-se, de nada adianta caminhar todo um caminho e, quando a porta está à frente, recuar e voltar para trás. Demas estava no caminho da Vida, mas trocou pelo caminho mais fácil que leva à morte! Nós, mesmo perseguidos, angustiados e apertados de todos os lados, devemos prosseguir nesse caminho difícil, mas que leva à Cristo e à Salvação! Jesus disse: “Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” Mateus 24:13, ou seja, não é o que inicia e pára, mas o que permanece e persevera.
Melhor teria sido a Demas se tivesse começado no mundo e terminado com Cristo do que, tendo conhecido a Salvação, trocá-la pelo mundo! Nesse caso, feliz é o ladrão da cruz que, tendo vivido como um pecador imundo, conheceu a Cristo na cruz, crucificado com Ele, e recebeu a Salvação, morrendo horas depois. Demas pode ter vivido muitos anos depois de ter abandonado a fé, não sabemos pois a Bíblia não relata, contudo, quão pouco tempo é se comparado à eternidade no inferno…
Pensem nisso e jamais troquem os sofrimentos pelo Céu pela alegria a caminho do inferno!
Que Deus os abençoe em nome de Jesus Cristo!

Nenhum comentário: