Postagens Evangélicas


Powered By Blogger

Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Ó Senhor dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia.

CONFIAR EM DEUS.

“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” Provérbios 3.5
A confiança é um pré-requisito fundamental para quem deseja andar com Deus. Ela é alcançada e desenvolvida à medida que buscamos conhecê-lo e permitimos que ele nos conheça de maneira íntima. O confiar precisa ser no Senhor, e só nele, pois só ele é capaz de suprir todas as nossas necessidades, lembrando que bênçãos materiais e espirituais, não são o foco principal de Deus para seu povo. O que ele deseja é que nós venhamos buscar nele toda a provisão e todo o sentido para vida, porque ele sabe que sem a plenitude dele em nós sempre faltará algo, sempre nos sentiremos um pouco vazios, ansiosos e frustrados.
A confiança em Deus tem origem no conhecimento de sua natureza: o amor. Podemos confiar em Deus porque ele nos ama de maneira intensa e incondicional. Ele nada fará com o objetivo de nos ferir, muito embora em muitas situações sejamos levados a passar por dores e tribulações. Porque ele nos ama, somos disciplinados e corrigidos, para que sejamos aprovados. Até mesmo Jesus, sendo perfeito passou por muitas angústias e dores (Hb 5.8). Entretanto ele não olhava para sua situação, mas olhava para o Pai em confiança total.
Confiar em Deus é acreditar no Seu amor, é saber que a Sua vontade é o melhor para nós. Quando nós confiamos, entregamos nas Suas mãos as nossas preocupações e sonhos.
Na vida, poucas coisas nos machucam mais do que ver que a nossa confiança foi traída. Depois de perdida, muitas vezes a confiança não pode ser recuperada. Mas a boa notícia é que Deus nunca vai nos trair, porque Ele é fiel! Se a nossa confiança está em Deus, podemos ter a certeza que estamos seguros, porque Ele não falha! encontramos em Abraão um dos maiores exemplos de confiança e fé que a Bíblia nos relata (Gn 22.1-18). Deus pediu a ele o sacrifício de Isaque, seu único filho. Pode parecer que Deus estava indo longe demais ao fazer este pedido, mas no fundo ele não estava interessado em Isaque, mas no coração de Abraão. O Senhor queria prová-lo, para aprová-lo – não deveria existir no coração de Abraão nada maior e mais importante que o Senhor. Estes mesmos testes de confiança e fé que Deus fez com Abraão ele continua fazendo hoje conosco. Ele nos propõe uma troca; ele pede que deixemos as coisas passageiras e abracemos as eternas e gloriosas encontradas em Cristo Jesus. Quando a Bíblia fala de confiança em Deus ela se refere à fé em Jesus. Ele é o princípio da confiança. Portanto, não faz sentido não confiar nele quando temos todo o suprimento para isso.
Quando aprendermos a confiar em Deus experimentaremos paz e alegria indizíveis, coisas que o mundo não conhece, pois elas só são encontradas em Deus.
Abaixo temos alguns versos que falam de confiança:
Salmos 21:7 O rei confia no Senhor e pela misericórdia do Altíssimo jamais vacilará.
Salmos 28:7 O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei.
Salmos 32:10 Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor, a misericórdia o assistirá.
Salmos 37:3 Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.
Salmos 37:5 Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.
Salmos 55:22 Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.
Salmos 64:10 O justo se alegra no Senhor e nele confia; os de reto coração, todos se gloriam.
Salmos 84:12 Ó Senhor dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia.
Salmos 86:2 Preserva a minha alma, pois eu sou piedoso; tu, ó Deus meu, salva o teu servo que em ti confia.
Salmos 115:9 Israel confia no Senhor; ele é o seu amparo e o seu escudo.
Salmos 115:10 A casa de Arão confia no Senhor; ele é o seu amparo e o seu escudo.
Provérbios 3:5 Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.
Provérbios 16:3 Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.
Provérbios 16:20 O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz.
Provérbios 28:25 O cobiçoso levanta contendas, mas o que confia no Senhor prosperará.
Provérbios 28:26 O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo.
Provérbios 29:25 Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia no Senhor está seguro.
Isaías 26:3 Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.
Jeremias 17:7 Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor.
Sofonias 3:12 Mas deixarei, no meio de ti, um povo modesto e humilde, que confia em o nome do Senhor.

Nenhum comentário: