Postagens Evangélicas


Powered By Blogger

Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2016

“Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?

“Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?

Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni? ” que significa: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Mateus 27:46. Se Jesus é Deus, por que Ele diria isso?
Primeiro de tudo, Jesus citou o Salmo 22:1, que começa com: “Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste?” Jesus citou este Salmo, a fim de chamar a atenção para isso e o fato de que Ele estava cumprindo essa profecia lá na cruz. Considere os versículos de 11 a 18 no Salmo 22:
“Não fiques distante de mim, pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra. Muitos touros me cercam, sim, rodeiam-me os poderosos de Basã. Como leão voraz rugindo escancaram a boca contra mim. Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo. Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte. Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés. Posso contar todos os meus ossos, mas eles me encaram com desprezo. Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes. Salmos 22:11-18”
O termo, “cães”, foi usado pelos judeus para se referir aos gentios (conforme. Mt 15:21-28). Seu coração derreteu dentro Dele (v. 14). Durante o processo de crucificação, a perda de sangue faz com que o coração tenha dificuldades em bater ficando extremamente cansado. A desidratação ocorre (v. 15). Versículos 16b-18 falam da perfuração de Suas mãos e pés e a divisão da Sua roupa por sorteio. Isto foi exatamente o que aconteceu, conforme descrito em Mateus 27:35.
O Salmo 22 foi escrito cerca de 1.000 anos antes de Cristo nascer. Naquela época a crucificação ainda não tinha sido inventada. Na verdade, os fenícios que inventaram, e Roma usou como um dos meios mais agonizantes de execução. Então, quando Roma governava sobre Israel, essa foi a forma romana de aplicar a pena capital aos judeus, que tinham como meio de execução o apedrejamento. No entanto, Jesus aponta para as Escrituras para fundamentar a sua missão messiânica.
A Separação na Cruz
2 Cor. 5:21 diz: “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21”. É possível que em algum momento na cruz, quando Jesus tornou-se pecado por nós, de alguma forma o Pai e Filho se separaram espiritualmente, não é possível dizer com certeza o que ocorreu naquele momento, mas a separação é uma das teses mais plausíveis.
Uma coisa é certa. Nós não temos nenhuma capacidade de apreciar a experiência absolutamente terrível de ter os pecados do mundo colocados sobre o Senhor Jesus. A dor física era imensa. A espiritual deve ter sido ainda maior.
Isso nos mostra claramente o quanto Deus nos ama.



Nenhum comentário: