“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (Mateus 6.24)
Jesus afirma e alerta que não podemos servir simultaneamente a dois senhores. Ou nos dobramos a Deus ou a Mamom. Mas será que conhecemos a Mamom, ou ele passa despercebido, disfarçado pela roupagem dos tempos modernos?
Como identificar o mal para, então, rejeitá-lo? A falta de conhecimento traz sofrimento e não conhecer o oponente nos torna vulnerável a ele. Despir o inimigo e encará-lo como ele é torna-se, portanto, necessário para rejeitá-lo. O que Mamom anda vestindo? Proponho uma reflexão sobre quatro comportamentos que escondem a natureza do deus do dinheiro e ganância.
Os bens posicionais: (Fp 2.3)
A necessidade de mostrar superioridade por meio de bens e suas marcas. As marcas que devemos revelar são as de Cristo, que ressalta princípios eternos. Usufruir de boa qualidade dos bens que geram conforto é muito bom, mas se isto servir para a autopromoção, desconfie, pode ser um disfarce do mal.
O conhecimento improdutivo: (Fp 3.8)
Graduação, pós-graduação, doutorado, mestrado… Saber, saber e saber… E para quê? Para disputar conhecimento nos debates? Qual será a função do saber se não servir para servir? Quando o acúmulo de conhecimento não leva a uma aplicação prática que alcance a carência dos povos é pura vaidade e só serve para enfeitar o ego humano.
A inércia diante do sofrimento alheio: (Mt 14.14)
Tomamos por comum, normal histórias de assassinatos, fome, violência, tragédias… Se não é a nossa barriga que está doendo, está tudo bem. Cada um com seus próprios problemas. A compaixão está em desuso. Este é o sobretudo de Mamom.
A independência de Deus: (Ef 3.9)
“Eu tenho beleza. Eu tenho sabedoria. Eu tenho dinheiro. Eu sou inteligente… Eu, eu, eu… Eu não preciso de Deus para ser e ter o que preciso… Deus é só uma energia, totalmente desnecessário.” Essas são falas do mundo contemporâneo. São os calçados do deus do século que discursa que Deus é obsoleto.
Cuidado, não se deixe iludir pelas aparências. O mal por mais enfeitado que esteja continua sendo o mal e o seu fim é a morte. Faça as escolhas certas.