QUEM SÃO OS ESCOLHIDOS?
Alguém poderia dizer – e de fato dizem os pré-tribulacionistas – que os escolhidos são o povo de Israel. Tal interpretação é incorreta. O povo de Israel foi escolhido por Deus nos tempos ‘anteriores’ à cruz. Mas é necessário entender que este adjetivo é utilizado AGORA, depois da cruz, para referir-se aos membros da Igreja. Deus não tem dois povos escolhidos, mas ‘um povo escolhido’, que no Antigo Testamento era predominantemente composto só de Judeus, mas agora no Novo Testamento, é composto tanto de Judeus como de Gentios que crêem em Cristo. Em Efésios 1:4, o apóstolo diz aos cristãos: “pois nos elegeu nele antes da fundação do mundo...” Dessa forma, vemos que como crentes somos escolhidos. Jesus mesmo disse: “pois eu vos escolhi a vós”. Paulo, depois de dar a explicação À IGREJA do que há de ocorrer nos tempos do fim, do ‘Anticristo’ e da vinda de Cristo, e da condenação dos que não creram, disse:
Alguém poderia dizer – e de fato dizem os pré-tribulacionistas – que os escolhidos são o povo de Israel. Tal interpretação é incorreta. O povo de Israel foi escolhido por Deus nos tempos ‘anteriores’ à cruz. Mas é necessário entender que este adjetivo é utilizado AGORA, depois da cruz, para referir-se aos membros da Igreja. Deus não tem dois povos escolhidos, mas ‘um povo escolhido’, que no Antigo Testamento era predominantemente composto só de Judeus, mas agora no Novo Testamento, é composto tanto de Judeus como de Gentios que crêem em Cristo. Em Efésios 1:4, o apóstolo diz aos cristãos: “pois nos elegeu nele antes da fundação do mundo...” Dessa forma, vemos que como crentes somos escolhidos. Jesus mesmo disse: “pois eu vos escolhi a vós”. Paulo, depois de dar a explicação À IGREJA do que há de ocorrer nos tempos do fim, do ‘Anticristo’ e da vinda de Cristo, e da condenação dos que não creram, disse:
II Tessalonicenses 2:13
Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos ESCOLHEU desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.
Ou seja, os escolhidos a quem Jesus está se referindo em Seus ensinos em Mateus 24, são os santos da igreja, a qual inclui tanto judeus como gentios.
Efésios 2:14 diz:
Pois Ele [Jesus] é nossa paz, o qual de ambos os povos fez um, e destruiu a parede de separação...
Portanto, os judeus que não entrarem por Cristo, não serão considerados povo escolhido, e serão julgados por sua incredulidade.
Mesmo assim, ainda com todo este esclarecimento, alguns comentaristas escatológicos mantêm a idéia que o capítulo 24 de Mateus não corresponde à Igreja, mas sim ao povo de Israel étnico. Se fosse assim, então teríamos que crer que haverá ‘dois arrebatamentos’, um para a igreja (supostamente I Tessalonicenses 4:17) e outro para a nação de Israel (supostamente Mateus 24:31), que existem ‘dois grupos de escolhidos’, ‘duas esposas’ (a nação de Israel e a igreja), que existem ‘dois povos santos’ (a nação de Israel e a igreja). Também podemos deduzir que os dois povos, o dos grupos de escolhidos, os ‘menos amados’ são os da nação de Israel, porque Deus os deixou para que sofressem a tribulação, sozinhos na terra, enquanto Ele estava com os outros, festejando no céu.
Não podemos crer em tais ensinos, porque Jesus não estava falando somente a judeus, nem aos fariseus incrédulos, mas sim falava aseus discípulos em segunda pessoa. Os discípulos eram os apóstolos e os primeiros membros da Igreja de Cristo. E estavam ali como ‘cristãos’. Outra prova de que Jesus está se referindo ao arrebatamento de sua igreja, tiramos das palavras que seguem às que fazem referência ao levantamento dos santos ou escolhidos. Em Mateus 24:40-41, Jesus explicando a seus discípulos o que disse que havia de acontecer em Mateus 25:31, faz referência a dois que estão no campo e dois que estão em um moinho. Em ambos os casos, um é tomado e outro é deixado. É claro que de acordo ao contexto, e ao vocábulo, que isto é uma referência ao dia em que o Senhor venha, ao arrebatamento da Igreja. Como então podemos escolher versículos aqui e ali sem justificação bíblica?
MÁS INTERPRETAÇÕES DA BÍBLIA
Os pré-tribulacionistas aplicam versos e passagens bíblicas ao arrebatamento, e à segunda vinda de Cristo de uma maneira inconsistente e irresponsável. Por exemplo, com respeito ao sermão de Cristo no Monte das Oliveiras (Mateus capítulos 24 e 25), eles dizem que:
1) Do verso 24:4-12 aplicam à era da igreja. (O arrebatamento secreto, ou vinda de Cristo ‘por seus santos’ [aqui a Igreja], acontece supostamente dentro do verso 12 e 13, com certeza você não se deu conta, porque não está ali, ‘foi secreto’).
2) Em seguida, do verso 13 ao 29 aplicam à nação de Israel.
3) Depois do 30 ao 31, aplicam à segunda vinda de Cristo ‘com seus santos’.
4) Do verso 32 ao 35, aplicam à era da igreja, mas em referência a Israel, porque Israel é a figueira que floresceu em 1948 [ano em que foi fundado o Estado de Israel, contra a vontade das Nações Unidas e do mundo, Nota do Tradutor].
Supostamente Cristo deveria ter raptado sua igreja, no mais tardar, em 1988, quando se cumpre a geração que os teólogos sempre têm sustentado que são 40 anos. Agora as coisas mudaram, a figueira não floresceu 1948, mas em 1967, porque esta foi a na qual Israel tomou Jerusalém em uma guerra, da mão dos palestinos. Alguns pré-tribulacionistas dizem que Cristo tem que vir (para o arrebatamento [secreto]) antes do ano de 2007, que é quando se completa a próxima geração. Mas outros, mais ‘corretos’, dizem agora que uma geração não são 40 anos, mas sim 51,4 anos, estendendo assim o espaço de tempo para a vinda ‘arrebatamento’ ainda mais, até 2018.
5) Do verso 24:36 até o 25:30, fazem referência ao arrebatamento.
6) Do verso 24:31 até o 24:45, fazem referência a segunda vinda.
Outro exemplo deste tipo, é Tito 2:13. Este verso diz: ... aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus... A interpretação dada a este verso é também interessante.
Este verso é dividido em duas partes para poder acomodar a doutrina. Vejamos:
1) ‘a esperança bem-aventurada’ – Esta frase, segundo os pré-tribulacionistas, faz referência ao arrebatamento, 7 anos antes da tribulação.
2) ‘a manifestação gloriosa’ – Esta frase, segundo os pré-tribulacionistas, faz referência à segunda vinda, depois da tribulação.
O problema com este versículo, é que este é um versículo chave para provar a deidade de Cristo. Os Testemunhas de Jeová traduziram erroneamente a segunda parte deste verso assim: ‘... ao passo que aguardamos a feliz esperança e a gloriosa manifestação do grande Deus e [do] Salvador de nós, Cristo Jesus’ [Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas]. Fizeram isto para separar ‘Cristo’ do título de ‘grande Deus’. Mas isto, de acordo com os conhecedores de lingüística e gramática, e as leis ortográficas do idioma grego, é incorreto. Pois as duas frases estão unidas, justamente para indicar que o grande Deus e Salvador nosso, é Cristo.
A frase ‘esperança bem-aventurada’ e a frase ‘manifestação gloriosa’ estão unidas da mesma forma em que estão unidas ‘nosso grande Deus’’ e ‘Salvador Jesus Cristo’. Quando os pré-tribulacionistas pretendem separar estas duas frases para fazer ver que são dois eventos diferentes, estão fazendo o mesmo que os Testemunhas de Jeová fazem com a segunda parte deste versículo, para separar o título de grande Deus, de Jesus Cristo. Ao meu entender, isto é uma grave falta de integridade cristã. Você se dá conta do tipo de tentativa? E tudo isso se faz da mesma maneira forçada, subjetiva e sem a apropriada interpretação bíblica contextual, para justificar sua falsa crença. Só porque assim tem de ser; claro, assim tem de ser para que sua falsa doutrina seja ‘bíblica’. Que Deus tenha misericórdia.
QUANDO SE MANIFESTARÁ O FILHO DA PERDIÇÃO (ANTICRISTO)?
De acordo com muitos intérpretes da Bíblia, o “filho da perdição’ (2 Tessalonicenses 2:8) se manifestará na metade do período da tribulação (a metade da semana de Daniel 9:27). No livro de Apocalipse, a besta (outra referência ao Anticristo), não se manifesta com seu poder, até a metade da tribulação”.
Mesmo assim, ainda com todo este esclarecimento, alguns comentaristas escatológicos mantêm a idéia que o capítulo 24 de Mateus não corresponde à Igreja, mas sim ao povo de Israel étnico. Se fosse assim, então teríamos que crer que haverá ‘dois arrebatamentos’, um para a igreja (supostamente I Tessalonicenses 4:17) e outro para a nação de Israel (supostamente Mateus 24:31), que existem ‘dois grupos de escolhidos’, ‘duas esposas’ (a nação de Israel e a igreja), que existem ‘dois povos santos’ (a nação de Israel e a igreja). Também podemos deduzir que os dois povos, o dos grupos de escolhidos, os ‘menos amados’ são os da nação de Israel, porque Deus os deixou para que sofressem a tribulação, sozinhos na terra, enquanto Ele estava com os outros, festejando no céu.
Não podemos crer em tais ensinos, porque Jesus não estava falando somente a judeus, nem aos fariseus incrédulos, mas sim falava aseus discípulos em segunda pessoa. Os discípulos eram os apóstolos e os primeiros membros da Igreja de Cristo. E estavam ali como ‘cristãos’. Outra prova de que Jesus está se referindo ao arrebatamento de sua igreja, tiramos das palavras que seguem às que fazem referência ao levantamento dos santos ou escolhidos. Em Mateus 24:40-41, Jesus explicando a seus discípulos o que disse que havia de acontecer em Mateus 25:31, faz referência a dois que estão no campo e dois que estão em um moinho. Em ambos os casos, um é tomado e outro é deixado. É claro que de acordo ao contexto, e ao vocábulo, que isto é uma referência ao dia em que o Senhor venha, ao arrebatamento da Igreja. Como então podemos escolher versículos aqui e ali sem justificação bíblica?
MÁS INTERPRETAÇÕES DA BÍBLIA
Os pré-tribulacionistas aplicam versos e passagens bíblicas ao arrebatamento, e à segunda vinda de Cristo de uma maneira inconsistente e irresponsável. Por exemplo, com respeito ao sermão de Cristo no Monte das Oliveiras (Mateus capítulos 24 e 25), eles dizem que:
1) Do verso 24:4-12 aplicam à era da igreja. (O arrebatamento secreto, ou vinda de Cristo ‘por seus santos’ [aqui a Igreja], acontece supostamente dentro do verso 12 e 13, com certeza você não se deu conta, porque não está ali, ‘foi secreto’).
2) Em seguida, do verso 13 ao 29 aplicam à nação de Israel.
3) Depois do 30 ao 31, aplicam à segunda vinda de Cristo ‘com seus santos’.
4) Do verso 32 ao 35, aplicam à era da igreja, mas em referência a Israel, porque Israel é a figueira que floresceu em 1948 [ano em que foi fundado o Estado de Israel, contra a vontade das Nações Unidas e do mundo, Nota do Tradutor].
Supostamente Cristo deveria ter raptado sua igreja, no mais tardar, em 1988, quando se cumpre a geração que os teólogos sempre têm sustentado que são 40 anos. Agora as coisas mudaram, a figueira não floresceu 1948, mas em 1967, porque esta foi a na qual Israel tomou Jerusalém em uma guerra, da mão dos palestinos. Alguns pré-tribulacionistas dizem que Cristo tem que vir (para o arrebatamento [secreto]) antes do ano de 2007, que é quando se completa a próxima geração. Mas outros, mais ‘corretos’, dizem agora que uma geração não são 40 anos, mas sim 51,4 anos, estendendo assim o espaço de tempo para a vinda ‘arrebatamento’ ainda mais, até 2018.
5) Do verso 24:36 até o 25:30, fazem referência ao arrebatamento.
6) Do verso 24:31 até o 24:45, fazem referência a segunda vinda.
Outro exemplo deste tipo, é Tito 2:13. Este verso diz: ... aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus... A interpretação dada a este verso é também interessante.
Este verso é dividido em duas partes para poder acomodar a doutrina. Vejamos:
1) ‘a esperança bem-aventurada’ – Esta frase, segundo os pré-tribulacionistas, faz referência ao arrebatamento, 7 anos antes da tribulação.
2) ‘a manifestação gloriosa’ – Esta frase, segundo os pré-tribulacionistas, faz referência à segunda vinda, depois da tribulação.
O problema com este versículo, é que este é um versículo chave para provar a deidade de Cristo. Os Testemunhas de Jeová traduziram erroneamente a segunda parte deste verso assim: ‘... ao passo que aguardamos a feliz esperança e a gloriosa manifestação do grande Deus e [do] Salvador de nós, Cristo Jesus’ [Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas]. Fizeram isto para separar ‘Cristo’ do título de ‘grande Deus’. Mas isto, de acordo com os conhecedores de lingüística e gramática, e as leis ortográficas do idioma grego, é incorreto. Pois as duas frases estão unidas, justamente para indicar que o grande Deus e Salvador nosso, é Cristo.
A frase ‘esperança bem-aventurada’ e a frase ‘manifestação gloriosa’ estão unidas da mesma forma em que estão unidas ‘nosso grande Deus’’ e ‘Salvador Jesus Cristo’. Quando os pré-tribulacionistas pretendem separar estas duas frases para fazer ver que são dois eventos diferentes, estão fazendo o mesmo que os Testemunhas de Jeová fazem com a segunda parte deste versículo, para separar o título de grande Deus, de Jesus Cristo. Ao meu entender, isto é uma grave falta de integridade cristã. Você se dá conta do tipo de tentativa? E tudo isso se faz da mesma maneira forçada, subjetiva e sem a apropriada interpretação bíblica contextual, para justificar sua falsa crença. Só porque assim tem de ser; claro, assim tem de ser para que sua falsa doutrina seja ‘bíblica’. Que Deus tenha misericórdia.
QUANDO SE MANIFESTARÁ O FILHO DA PERDIÇÃO (ANTICRISTO)?
De acordo com muitos intérpretes da Bíblia, o “filho da perdição’ (2 Tessalonicenses 2:8) se manifestará na metade do período da tribulação (a metade da semana de Daniel 9:27). No livro de Apocalipse, a besta (outra referência ao Anticristo), não se manifesta com seu poder, até a metade da tribulação”.
Apocalipse 13:4-5 diz:
... e adoraram o dragão que deu à besta a sua autoridade, e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? Foi-lhe dada uma boca para proferir arrogâncias e blasfêmias, e deu-se-lhe autoridade para continuar por quarenta e dois meses.
É de entender que estes quarenta e dois meses equivalem exatamente a três anos e meio, os quais não necessariamente devem ser entendidos de forma literal, mas simbólica, tal como é a primeira metade da semana. O reinado de poder da besta (tipo do domínio satânico) terminará quando Cristo vier. Vejamos o que diz em...
Apocalipse 19:19-20:
E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para guerrearem contra aquele que estava montado no cavalo, e o seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que diante dela fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta, e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.2 Tessalonicenses 2:8
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo sopro de sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.
O cavaleiro no cavalo branco é Cristo, em sua Segunda Vinda (Apocalipse 19:11). E seus exércitos são os anjos, não a igreja, quem vem com Ele (Mateus 25:31)
A TRIBULAÇÃO
Muito ao contrário do que se tem ensinado, e ainda que muitos não queiram aceitar, a Bíblia nos diz que a tribulação será para os escolhidos, quer dizer, a tribulação por parte do sistema do mundo, incluindo o governo do Anticristo. Os ímpios também terão sua tribulação, mas esta será da parte de Deus, será mais como um castigo para eles, podemos entender pela Bíblia, como a ira de Deus.
Em Mateus 24: 4,9 diz: Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Isto será antes do Anticristo manifestar-se, durante o período do “princípio das dores”, do qual falou Jesus. Depois da manifestação do Anticristo, a tribulação será pior.
Em Mateus 24: 20-21 diz: Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado; porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.
Devemos ter em mente que os crentes serão perseguidos e mortos (atribulados) por causa do Nome de Jesus. Esta perseguição (tribulação) começou com a igreja primitiva, e nos tempos do fim (do anticristo) será ainda pior. No livro de Apocalipse 13:7, falando da besta (governo satânico do anticristo) diz: Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los. Quem são estes santos? A palavra “santos” significa “separados”, e vemos que este nome é dado aos crentes. O apóstolo Paulo se referia a igreja como “os santos” (Filipenses 4:21; Hebreus 13:24); o apóstolo Pedro nos chama de “nação santa” (I Pedro 2:9); Judas nos chama de “santos” (Judas 3). Finalmente, no mesmo livro de Apocalipse se dá a identidade ‘dos santos’ e se diz que é a Igreja. Ainda que os dispensacionalista digam de Apocalipse 4 a 19, que a palavra ‘igreja’ não é mencionada, mas a palavra ‘santos’, e que isso é supostamente ‘prova’ de que o arrebatamento ocorre no capítulo quatro, aqui vemos que ‘os santos’ do livro de Apocalipse são “a Igreja’, a esposa do Cordeiro.
A TRIBULAÇÃO
Muito ao contrário do que se tem ensinado, e ainda que muitos não queiram aceitar, a Bíblia nos diz que a tribulação será para os escolhidos, quer dizer, a tribulação por parte do sistema do mundo, incluindo o governo do Anticristo. Os ímpios também terão sua tribulação, mas esta será da parte de Deus, será mais como um castigo para eles, podemos entender pela Bíblia, como a ira de Deus.
Em Mateus 24: 4,9 diz: Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Isto será antes do Anticristo manifestar-se, durante o período do “princípio das dores”, do qual falou Jesus. Depois da manifestação do Anticristo, a tribulação será pior.
Em Mateus 24: 20-21 diz: Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado; porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.
Devemos ter em mente que os crentes serão perseguidos e mortos (atribulados) por causa do Nome de Jesus. Esta perseguição (tribulação) começou com a igreja primitiva, e nos tempos do fim (do anticristo) será ainda pior. No livro de Apocalipse 13:7, falando da besta (governo satânico do anticristo) diz: Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los. Quem são estes santos? A palavra “santos” significa “separados”, e vemos que este nome é dado aos crentes. O apóstolo Paulo se referia a igreja como “os santos” (Filipenses 4:21; Hebreus 13:24); o apóstolo Pedro nos chama de “nação santa” (I Pedro 2:9); Judas nos chama de “santos” (Judas 3). Finalmente, no mesmo livro de Apocalipse se dá a identidade ‘dos santos’ e se diz que é a Igreja. Ainda que os dispensacionalista digam de Apocalipse 4 a 19, que a palavra ‘igreja’ não é mencionada, mas a palavra ‘santos’, e que isso é supostamente ‘prova’ de que o arrebatamento ocorre no capítulo quatro, aqui vemos que ‘os santos’ do livro de Apocalipse são “a Igreja’, a esposa do Cordeiro.
Apocalipse 19
Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória! Pois são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se aprontou. Foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, resplandecente e puro; O linho fino são os atos de justiça dos santos.
O ANTICRISTO VENCERÁ OS SANTOS
É importante que nos detenhamos uma vez mais, para esclarecer o verso que acabamos de citar. Em Apocalipse 13:7 diz: Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los. Alguns utilizam este verso para promover seus ensinos de um arrebatamento pré-tribulacional, já que se diz que se fará guerra e vencerá os santos, e não a Igreja. O Anticristo é o agente (espírito) de satanás. O Anticristo, Satanás e todos os demônios poderão vencer os santos fisicamente, mas JAMAIS PODERÃO VENCER A IGREJA! A Igreja é espiritual.
Os santos foram perseguidos desde o primeiro dia, quando se fundou a Igreja de Cristo, em Jerusalém. Muitos crentes foram destruídos, mortos ou perseguidos. Os apóstolos do Senhor foram mortos por perseguição, literalmente foram vencidos fisicamente, mas NÃO ESPIRITUALMENTE. A Igreja não pode ser destruída por Satanás. Ainda que muitos crentes tenham morrido, morram, e sigam morrendo, a Igreja continua adiante. Tem de ser assim, porque isso foi o que Cristo disse: “E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mateus 16:18. Claramente em Apocalipse 12:17 diz: “Então o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus”.
Neste versículo claramente vemos que o dragão (Satanás), fará guerra contra a Igreja, os que são descendência daquela mulher, e os que guardam os mandamentos de Jesus Cristo (Cristãos).
A VINDA DE CRISTO SERÁ DEPOIS DA TRIBULAÇÃO
De acordo com o que lemos em Apocalipse 13, e veremos agora em Mateus, podemos entender que os santos da Igreja passarão por tribulação, e pela grande tribulação.
Mateus 24:29-31
Logo DEPOIS DA AFLIÇÃO DAQUELES DIAS, o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do firmamento e os corpos celestes serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra se lamentarão everão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
O verso 31 claramente descreve o arrebatamento da Igreja, o qual disse Jesus, será depois da tribulação daqueles dias.
A PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO
A parábola do joio e do trigo, em Mateus 13:34-43, é de suma importância para saber a ordem dos acontecimentos, no fim dos séculos. É importante notar quão claras são as palavras de nosso Senhor Jesus a respeito destes acontecimentos:
A PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO
A parábola do joio e do trigo, em Mateus 13:34-43, é de suma importância para saber a ordem dos acontecimentos, no fim dos séculos. É importante notar quão claras são as palavras de nosso Senhor Jesus a respeito destes acontecimentos:
Mateus 13:40-43
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa pecado, e todos os que cometem iniqüidade. E lançá-lo-ão na fornalha de fogo, onde haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o Sol, no reino de seu Pai.
Esta é a explicação que dá Jesus à parábola do trigo e do joio. A parábola se encontra em Mateus 13:24-30.
Mateus 13:30 diz:
Deixai crescer ambos juntos até a ceifa. Por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, atai-o em molhos para o queimar; então colhei o trigo e recolhei-o no meu celeiro.
Perceba, o joio tem de ser amontoado (agrupado, marcado, mas não morto) antes que o trigo, para ser queimado, mas não até que sejam julgados no juízo do grande trono branco. Por isso é que é necessário que se deixe crescer JUNTOS ATÉ O FIM DO MUNDO (literalmente ‘a consumação’), a sega (colheita) quando Cristo venha. Ele enviará seus anjos para separar o joio do trigo, para amarrá-lo em montes, para que seja queimado (no lago de fogo) depois que seja recolhido o trigo, no celeiro de Cristo (o reino eterno). Jesus virá para colher o trigo (a Igreja – o arrebatamento), e depois queimará o joio no inferno. Isto é o que ocorre em Apocalipse 14:14-20. É também preciso notar que estes eventos ocorrem depois de tocar a sétima trombeta, esta é a última trombeta, a trombeta final, nos dias do tempo da vinda do Senhor.
Apocalipse 14:14-20Olhei, e vi uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro, e na mão uma foice afiada. Então outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e ceifa, porque é chegada a hora de ceifar, pois já a seara da terra está madura. E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi ceifada. Outro anjo saiu do altar, o qual tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: lança a tua foice afiada, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras. E o anjo meteu a sua foice à terra, e colheu as uvas da vinha da terra, e lançou-as no grande lagar da ira de Deus. E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.
Este amontoar do joio, é a destruição dos malvados ao fim dos séculos, um forte castigo de destruição e morte, que será efetuado sobre os que servem de tropeço à obra de Deus, e aos que cometem iniqüidade Mateus 13:41. E acontecerá depois que seja juntado o trigo, ou seja, este é o arrebatamento. Os anjos levaram a cabo esta obra de separação do joio, antes que Cristo venha à terra buscar sua Igreja. Deus sabe o que faz, e como faz.
A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS: NÃO HÁ MAIS OPORTUNIDADE!
Ao contrário do que crêem os pré-tribulacionalistas, que ensinam que muitos terão uma segunda chance de salvação depois que o arrebatamento ocorra, (‘SE NÃO ACEITAM A MARCA DO 666 E DEIXAM CORTAR A CABEÇA’), Jesus ensinou que não haverá mais oportunidade. Se analisarmos a parábola das dez virgens, nos daremos conta desta realidade. Depois que venha Cristo (o esposo), buscar sua Igreja (as virgens prudentes), toda a oportunidade terá terminado. Jesus diz isso Mateus 25:1-13, na parábola das dez virgens. Todas esperavam ao esposo. Mas cinco delas não estavam preparadas para recebê-lo, e saíram para preparar-se (comprar óleo, um tipo [figura] do Espírito Santo), mas enquanto elas estavam fora, o esposo veio...
A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS: NÃO HÁ MAIS OPORTUNIDADE!
Ao contrário do que crêem os pré-tribulacionalistas, que ensinam que muitos terão uma segunda chance de salvação depois que o arrebatamento ocorra, (‘SE NÃO ACEITAM A MARCA DO 666 E DEIXAM CORTAR A CABEÇA’), Jesus ensinou que não haverá mais oportunidade. Se analisarmos a parábola das dez virgens, nos daremos conta desta realidade. Depois que venha Cristo (o esposo), buscar sua Igreja (as virgens prudentes), toda a oportunidade terá terminado. Jesus diz isso Mateus 25:1-13, na parábola das dez virgens. Todas esperavam ao esposo. Mas cinco delas não estavam preparadas para recebê-lo, e saíram para preparar-se (comprar óleo, um tipo [figura] do Espírito Santo), mas enquanto elas estavam fora, o esposo veio...
Mateus 25:10-13As virgens que estavam preparadas, entram com ele para as bodas. E fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Portanto vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
Se depois que Cristo entre nas bodas com os seus, e a porta será fechada, como é possível que os que se salvam durante a grande tribulação sejam aqueles que não foram no suposto arrebatamento [secreto] antes dos sete anos de tribulação? Depois que Cristo vier buscar sua Igreja, NÃO HAVERÁ MAIS OPORTUNIDADE DE SALVAÇÃO, SÓ O JUÍZO DA IRA DE DEUS.
QUEM SÃO OS SANTOS QUE VEM COM JESUS?
Um dos ensinos dos pré-tribulacionistas, é que no arrebatamento ‘Cristo vem buscar seus santos’, e que na vinda ‘Cristo vem com seus santos’. Tenho um livro de Teologia Sistemática no qual, falando a respeito destes acontecimentos, diz que: ‘Não podemos confundir um com o outro’. Muito interessantemente, não se dá aqui uma citação bíblica que respalde tal ensino. Como pois podemos crer?
No livro de Apocalipse, 19:14 diz: Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. Os comentaristas pré-tribulacionistas asseguram que neste grupo vêm os santos da igreja, mas isso não é o que diz a Bíblia. Em Zacarias 14:5, também se fala dos santos que acompanham a Jeová em sua vinda ‘e com ele todos os santos’. Quando se escreveu o livro de Zacarias, a Igreja não existia e já se usava o termo “os santos”, para referir-se ao povo de Deus. Então, a quem se refere?
É certo que os crentes são santos, a Bíblia o diz. Somos santos, ‘nação santa’. Isto está bem claro; mas a pergunta é: se são os santos da igreja os que vêm com Cristo em sua vinda? A Bíblia o diz:
QUEM SÃO OS SANTOS QUE VEM COM JESUS?
Um dos ensinos dos pré-tribulacionistas, é que no arrebatamento ‘Cristo vem buscar seus santos’, e que na vinda ‘Cristo vem com seus santos’. Tenho um livro de Teologia Sistemática no qual, falando a respeito destes acontecimentos, diz que: ‘Não podemos confundir um com o outro’. Muito interessantemente, não se dá aqui uma citação bíblica que respalde tal ensino. Como pois podemos crer?
No livro de Apocalipse, 19:14 diz: Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. Os comentaristas pré-tribulacionistas asseguram que neste grupo vêm os santos da igreja, mas isso não é o que diz a Bíblia. Em Zacarias 14:5, também se fala dos santos que acompanham a Jeová em sua vinda ‘e com ele todos os santos’. Quando se escreveu o livro de Zacarias, a Igreja não existia e já se usava o termo “os santos”, para referir-se ao povo de Deus. Então, a quem se refere?
É certo que os crentes são santos, a Bíblia o diz. Somos santos, ‘nação santa’. Isto está bem claro; mas a pergunta é: se são os santos da igreja os que vêm com Cristo em sua vinda? A Bíblia o diz:
Judas 14-15 diz:
Concernente a estes profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão: Vede, o Senhor vem com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos, e para fazer convictos todos os ímpios...
Se lermos somente este verso, não podemos entender com exatidão quem compõe este grupo que vem com o Senhor, mas podemos ver que os que vêm, o fazem “para fazer juízo” , não para julgar. A Igreja se sentará para julgar (Mateus 19:28; I Coríntios 6:2-3), mas NÃO fará ou executará juízo.
Em Mateus 25:31 vemos quem são os santos: “Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória”. Se leu bem, percebeu que os que vem com ele ‘são os anjos’. A Igreja não são anjos. Em Marcos 8:38, também diz que “virá na glória de Seu Pai, com os santos anjos”.
QUE SIGNIFICAM ENTÃO OS SEGUINTES VERSOS?
Em Mateus 25:31 vemos quem são os santos: “Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória”. Se leu bem, percebeu que os que vem com ele ‘são os anjos’. A Igreja não são anjos. Em Marcos 8:38, também diz que “virá na glória de Seu Pai, com os santos anjos”.
QUE SIGNIFICAM ENTÃO OS SEGUINTES VERSOS?
Apocalipse 3:10...Visto que guardaste a palavra da minha perseverança, também eu TE GUARDAREI da hora da tribulação que há de vir sobre todo o mundo, para provar os que habitam sobre a terra.
Muitos usam este versículo como garantia de que a Igreja não passará por nenhum tipo de perseguição, ou tribulação. Mas o verso diz “eu te guardarei da hora da tribulação”. Está falando da parte final, da ira de Deus que virá sobre o mundo inteiro. Isto ocorrerá ao fim, logo antes do arrebatamento dos santos, tempo o qual será de “prova” para os moradores da terra (os terreais), mas tempo do qual os que tem sua morada nos céus (os crentes) serão guardados. Pois virá o arrebatamento onde a Igreja será livrada da ira de Deus, quando o Fogo de Deus for derramado sobre a terra, sobre aqueles que são desobedientes ao Evangelho.
II Tessalonicenses 2:6-11Deus é justo: Ele dará em paga tribulação AOS QUE VOS ATRIBULAM, e A VÓS QUE SOIS ATRIBULADOS, alívio conosco,quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, EM CHAMA DE FOGO. Ele tomará vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles por castigo padecerão eterna perdição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos, e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porque o nosso testemunho foi crido entre vós). Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder.
Nestes versículo vemos claramente e muito ao contrário do que muitos ensinam, que HÁ E HAVERÁ TRIBULAÇÃO PARA A IGREJA, OS SANTOS DO SENHOR. Os santos serão livrados da hora da tribulação [prova, ira de Deus], que virá sobre o mundo INTEIRO quando Cristo vier. A isso se refere Apocalipse 3:10, NÃO a ser livrado ou tirado secretamente da terra, sete anos antes do fim. Este versículo simplesmente significa que a igreja será guardada como Cristo orou, pois as mesmas palavras são utilizadas no grego original:
João 17 15
Não peço que os tires do mundo, MAS QUE OS GUARDES DO MAL.
Que “os guardes”, não arrebatando-os ao céu, ou às nuvens, mas protegendo-os NA terra com o poder divino de Deus. NÃO há dúvidas que a Igreja possa ser, e será guardada pela mão poderosa de Deus da mesma maneira que Deus cuidou do povo de Israel quando estava derramando as dez pragas sobre o Egito.
I Tessalonicenses 5:9Pois Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo...I Tessalonicenses 1:10E aguardardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.
Os santos de Cristo (a Igreja composta por todos os gentios e judeus que a compõe, e que são povo de Deus, Seu Israel) NÃO experimentarão a ira vindoura DA PARTE de Deus. Só os injustos, e portanto alcançaremos a salvação por meio de Jesus Cristo, no dia de sua vinda. Esta ira deve ser entendida como a ira que Deus derrama sobre os que não são sua igreja, no momento de sua vinda, como diz em I Tessalonicenses 1:10 e II Tessalonicenses 2:10, mas especialmente à condenação do FOGO DE CASTIGO ETERNO. Para uma consideração mais detalhada do verso de Apocalipse 3:10, leia o estudo “Te guardaré de la hora de la prueba" ¿Que significa eso?”.
CONCLUSÃO
Podemos confiadamente crer e dizer que A IGREJA PASSARÁ PELA GRANDE TRIBULAÇÃO e que não existe base bíblica alguma para crer que será de outra maneira. Não podemos enganar a nós mesmos, nem enganar aos demais, fazendo-os crer que depois do arrebatamento, os que sejam levados terão outra oportunidade.
CONCLUSÃO
Podemos confiadamente crer e dizer que A IGREJA PASSARÁ PELA GRANDE TRIBULAÇÃO e que não existe base bíblica alguma para crer que será de outra maneira. Não podemos enganar a nós mesmos, nem enganar aos demais, fazendo-os crer que depois do arrebatamento, os que sejam levados terão outra oportunidade.
II Coríntios 6:2
Pois ele diz: Ouvi-te em tempo aceitável, e socorri-te no dia da salvação. Digo-te, agora é o tempo aceitável, AGORA É O DIA DA SALVAÇÃO.
Alguns me dizem que se não forem com Cristo no arrebatamento, se deixarão cortar a cabeça. É triste que haja mestres que ensinam às pessoas a crer em tal erro. Depois que Cristo vier, já não haverá mais oportunidade para ninguém!
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