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sábado, 14 de março de 2015

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ORIGEM DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

      A teologia da prosperidade também conhecida como confissão positiva, palavra da fé, movimento da fé e evangelho da saúde e da prosperidade, é um movimento religioso surgido nas primeiras décadas doSéculo XX nos Estados Unidos da América, que afirma, que os que são verdadeiramente fiéis a Deus devem desfrutar de uma excelente situação na área financeira, na saúde, etc., e este ensino tem a sua origem no gnosticismo, que é o termo grego “gnosis”, que significa conhecimento, mas que foi de forma ferrenha combatida na igreja do 1º e 2º século pelo apóstolo Paulo, Pedro, João, e pelos apologistas como Irineu, Tertuliano, Hipólito, e Epifânio, que combateram esta herética doutrina, produto da combinação entre a filosofia grega, do judaísmo e do cristianismo, que defendia a abstinência sexual, e os apetites físicos, mas permitia a libertinagem, e os prazeres da carne, e que foi combatida pelo apóstolo Paulo em Colossenses 2:8-231Coríntios 6:131Coríntios 10:23.
                  O princípio da teologia da prosperidade é originado nos primórdios da Reforma Protestante, no século XVI, pelo calvinismo, que defendia o sucesso econômico, e a conquista de riquezas, que era um sinal da salvação, uma vez, já predestinada por Deus, e obviamente, essa ideologia foi bem recebida pela burguesia comercial daquela época, que estava em ascensão na Europa por uma razão simples, pois, a ganância do lucro era justificada pela ética religiosa calvinista, e em cima das promessas de enriquecimento, a teologia da prosperidade promoveu-se no meio evangélico, atraindo principalmente a população de baixa renda.
      Esta teologia se espalhou como fogo em palha, e possui um ícone, chamado Essek Willian Kenyon, que foi um pastor norte americano da Igreja Batista Nova Aliança, e que foi o fundador da confissão positiva, que afirmava “o que eu confesso eu possuo”, nasceu no condado de Saratoga, no Estado de Nova York, e era filho de William A. Kenyon e Ann Eliza Knox de Hadley, ambos de Nova York, lugar em que viveu até a adolescência, onde se mudou para a cidade de Amesterdam, perto da fronteira canadense, e converteu-se aos 17 anos numa reunião de oração Metodista, mas só se tornou membro aos 19 anos, em Janeiro de 1886, e deu o seu primeiro sermão neste mesmo ano na Igreja Metodista, e aos 21 anos ele trabalhou viajando como vendedor de órgãos e pianos, mas, afastando-se gradualmente da fé cristã tornando-se gnóstico, e em Kenyon 1892 ingressou na Faculdade de Oratório de Emerson, Boston, e lá conheceu a também a gnóstica Evva Spurling com quem se casou, em 8 de maio de 1893, e trabalharam juntos paraAdoniram Judson Gordon, que era um pastor que fundou o Gordon College, que foi pioneiro no ensino para o ministério feminino, então, Kenyon sob a influência do evangelista John Nelson Darby trocou o gnosticismo pela fé cristã.
      A seguir o casal Kenyon aderiu aos Free Will Baptists, que é uma denominação de igrejas, que mantem a posição teológica arminiana tradicional, segue o seguinte princípio:
“Os seres humanos são naturalmente incapazes de fazer qualquer esforço para obter a salvação, que só é possível pela graça de Deus, a qual não pode ser merecida, pois, nenhuma obra de esforço humano pode causar, ou contribuir para a salvação, então, a eleição divina é condicional a fé no sacrifício e Senhorio de Jesus Cristo, já que, a expiação de Cristo foi feita em nome detodas as pessoas, mas Deus permite que sua graça seja resistida por aqueles que livremente rejeitam a Cristo, e afirmam também, que os crentes são capazes de resistir ao pecado, mas não estão além da possibilidade de queda da graça através da persistência, sem o arrependimento do pecado.” (HTTP://PT.WIKIPÉDIAORG/WIKI/CARPEDIEN).
então, seguindo a princípio esta posição teológica Kenyon foi ordenado pastor em 17 de janeiro de 1894, assumindo o pastoreio numa pequena igreja em Elmira, Nova York, e depois em Springville New York, e ai depois pastoriou em Concord New York, porém em 1898 ele rompeu com os Free Will Baptists, e iniciou um trabalho em uma nova igreja, a Assembléia Tabernáculo, localizada no condato de Worceste do Estado deMassachusetts, mas foi transferido em fevereiro de 1900 para Spencer, onde criou o Instituto Bíblico Bethel.
                  E logo após de criar este instituto Kenyon estudou no Emerson College, que era conhecido por ser um centro do movimento “metafísico”, e nessa época ele sofreu influencia pela escritora e cientista Mary Baker Eddy, que foi a fundadora da “Ciência Cristã” em 1866, que era uma religião alicerçada na cura, pois, ela sofria de uma doença crônica, mas que foi curada graças a devoção cristã de sua mãe Abigail Baker, que lia diariamente a Bíblia buscando inspiração para suas orações, nos Salmos e nas promessas bíblicas, devotando em Deus as suas esperança de alcançar a cura completa de sua delicada saúde, então, fundou a primeira igreja da Ciência Cristã, em Boston, nos Estados Unidos, e criou também a Faculdade de Metafísica de Massachusetts, e foi ainda autora do livro-texto intitulado “Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras”.
                  Neste livro ela negava a existência não somente da enfermidade, mas da própria matéria, pois, afirmava que tudo o que existe é Deus que é tudo em tudo, e o nosso espírito é uma parte Dele, e portanto, bom, então, não existe o pecado, e nem o mal, pois, para ela o diabo é o mal irreal da mente falsa, e mortal e que a oração não é uma petição, mas sim uma afirmação, e os anjos são somente pensamentos puros da parte de Deus, então, o homem foi e será sempre perfeito, e incapaz de pecar, portanto, não existe inferno, nem juízo, nem um céu literal, e ainda para reforçar os seus ensinos ela alega que a Bíblia deve ser interpretada pela metafísica ou para o leitor e estudioso das Escrituras, esses pensamentos são um total absurdo, mas, a Bíblia nos diz que no mundo entraram muitos enganadores conforme 2João v.7-10.
      Contudo, Mary amontoou uma fortuna com o lucro da venda dos seus livros, que ensinavam como receber a cura das enfermidades, porém, muitas pessoas são enganadas por igreja ditas cristãs, que cantam hinos, e lêem a Bíblia, mas não se dão conta do paganismo de suas doutrinas até serem vítimas do erro que abraçam essa fé num esforço de achar algum escape para a sua vida e o apóstolo Paulo enfatizou a falsa ciência conforme 1Timóteo 6:20.
      Essek Kenyon, continuando os seus estudos na Emerson School of Oratory, e influenciado pela doutrina da “Ciência Cristã” sofreu outra influência quando se encontrou com o novo pensamento do hipnotizador e curandeiro Finéias Parkhust Quimby, conhecido como guru da ciência da mente e foi o fundador do “Novo Pensamento”, que defendia a cura das enfermidades por meio da força de suas mentes, e tal pensamento defende a idéia de que o espírito é a totalidade das coisas reais, e que a verdadeira natureza humana é divina, e o pensamento divino é uma força para o bem, e todas as doenças se originam da mente, e através do “pensamento certo”, que tem um efeito regenerador de cura, e este movimento coloca bastante ênfase no pensamento positivo, e na auto-afirmação, e tal corrente influenciou os seguidores como Mary Baker EddyEmma Curtis Hopkins, que criam no poder da mente.  
      Deste modo, sob as influências destes ensinos Willian Kenyon se empenhou nas campanhas pregando salvação e cura em Jesus Cristo dando ênfase aos textos bíblicos que falam de saúde e prosperidade, e concomitantemente aplicava a técnica do poder do pensamento positivo, e orava pelos enfermos e muitos foram curados, então, influenciado pelas seitas Ciência da Mente, Ciência Cristã e pela metafísica do Novo Pensamento iniciou o movimento chamado “Confissão Positiva”, que foi o precursor da teologia da prosperidade, palavra da fé ou movimento da fé, que influenciou o discípulo de Willian Kenyon por nome Kenneth Hagin, que foi considerado como o “pai” da teologia da prosperidade.
      Kenneth Erwin Hagin, que foi considerado o pai do movimento “palavra de fé”, e foi um dos primeiros pastores protestantes a escrever sobre as filosofias que se tornaram o fundamento do movimentocarismático, e um dos primeiros autores a pregar sobre a teologia da fé, nasceu em McKinney, Texas, em1917 com um sério problema cardíaco, e ficou inválido durante 15 anos, portanto, teve uma infância difícil, principalmente depois dos 6 anos, quando o seu pai abandonou a família, e para piorar antes de completar 16 anos sua saúde piorou, e ele ficou paralítico confinado a uma cama, e a partir dai teve algumas experiências marcantes, pois, afirmou, que após três visitas ao inferno e ao céu, converteu-se a Cristo refletindo sobreMarcos 11:23-24, chegou à conclusão de que era necessário crer, e declarar verbalmente a fé e agir como se já tivesse recebido a bênção da cura.
      Deste modo, ao meditar este texto Bíblico de Marcos ele afirmou a si mesmo “creia no seu coração, decrete com a boca e será seu”, que viria a ser à base do movimento “confissão positiva”, então, após um ano de sua conversão o Senhor Jesus o curou, e recebeu o batismo no Espírito Santo numa pequena congregação interdenominacional no Texas em 1937, e daí em diante Hagin começou a pregar o seu testemunho dizendo como havia sido curado ao declarar que estava curado, e a esta prática chamou de “fórmula de fé”, que dizia:
“1- Diga a coisa positiva ou negativamente, tudo depende do indivíduo, e de acordo com o que o indivíduo quiser, ele receberá, e essa é a essência da confissão positiva.
2 - Faça a coisa, pois, os seus atos derrotam-no, ou lhe dão vitória, então, de acordo com sua ação, você será impedido, ou receberá a vitória.
3 - Receber a benção, compete a nós termos a conexão com o dínamo do céu, onde a fé é o pino da tomada, portanto, basta conectá-lo.
4 - Conte a benção a fim de que os outros possam crer, e fazer a confissão positiva, então, o cristão dever usar as expressões: eu exijo, eu decreto, eu declaro, eu determino, eu reivindico, em lugar de dizer: peço, rogo, suplico, e jamais dizer a expressão “se for da tua vontade”, pois, isto destrói a fé”. MACEDO, Vida com Abundância, p. 36.

      Com esta “fórmula” Hagin afirmava que tudo se pode obter de Deus, desde que confessasse em voz alta, e nunca duvidando da obtenção da resposta, pois, Deus responde automaticamente e realiza o que ordenamos quando confessamos as nossas necessidades e desejos pela fé de maneira positiva, por isso, os cristãos devem supostamente aprender a operar seu homem interior, ou “homem espiritual” no poder do mundo espiritual, mediante as leis sobrenaturais, leis estas que irão funcionar para qualquer indivíduo, quer crente, ou incrédulo, e estas são as premissas da “Confissão Positiva”, que ele defendia.
      Kenneth Hagin, em 1974 fundou o “Centro Rhena de Adestramento Bíblico”, localizado em Oklahoma, e nele disseminou esta sua doutrina palavra da fé”, que enfatizava o poder do crente em adquirir tudo o que quiser, e se caracterizou por pregar saúde e prosperidade como instrumento aferidor da vida espiritual do cristão, ensinando aos seus seguidores a aplicarem a técnica do poder do pensamento positivo, e isto influenciou muitos pastores que aderiram a este “movimento”.
      Dentre eles cito Kenneth Copeland, Frederick Price, Morris Cerullo, Charles Capps, que juntamente com Hagin fundaram a Convenção Internacional de Igrejas da Fé, em Tulsa, Oklahoma, e para fundamentar a sua teologia, os seus expoentes apresentavam um Jesus rico, e próspero, que vivia numa casa grande, administrando muito dinheiro, por isso, precisava de um tesoureiro, e tal absurdo, é refutado em2Coríntios 8:9, que nos diz: “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre para que pela sua pobreza enriquecêsseis”, mas, esta heresia se alastrou nos centro “Rhema”, pois, eram de caráter interdenominacional.
      Atualmente, este centro “Rhema” conta com seis concentrações ministeriais todas elas voltadas para o ministério infantilministério jovem, missões, evangelismotrabalho pastoral, e sustentação à missões, que é dirigida pelo seu filho Kenneth Hagin Jr.,  logo após a morte de seu pai, e estes centros estão presentes na AustráliaBrasilColômbiaAlemanhaÍndiaIndonésiaItáliaMéxicoPeruRomêniaSingapuraÁfrica do Sul, na Oceania e na Tailândia, e no Brasil existem, cerca de trinta centros de treinamento do “Rhema”, que estão espalhados nas grandes capítais brasileiras, e o seu líder no Brasil é o apóstolo “Bud Wright”, que também é o presidente da Igreja Evangélica Verbo da Vida.
      Kenneth Hagin em 1934 começou seu ministério como pregador batista e três anos depois se associou aos pentecostais, e recebeu o batismo com o Espírito Santo e falou em línguas, e no mesmo ano foi licenciado como pastor das Assembléias de Deus e pastoreou várias igrejas no Texas, mas em 1949 começou a envolver-se com pregadores independentes de cura divina, e em 1962 fundou o seu próprio ministério, e em 1966 fez da cidade de Tulsa, em Oklahoma, a sede de suas atividades onde criou o “Seminário Radiofônico da Fé”, a “Escola Bíblica por Correspondência Rhema”, o “Centro de Treinamento Bíblico Rhema”, e publicou as revistas “Word of Faith” e a “Palavra da Fé”, e outros recursos ainda foram utilizados como as fitas cassete e mais de cem livros e panfletos, e tudo isto fez muitos adeptos por todo o mundo evangélico.
      Hagin dizia ter recebido a unção divina para ser mestre e profeta, pois, alegou nos anos 50 ter tido 8 visões de Jesus, bem como diversas outras experiências fora do corpo, que segundo ele, afirmava que os seus ensinos lhe foram transmitidos diretamente pelo próprio Deus mediante revelações especiais, todavia, ficou comprovado posteriormente que ele se inspirou grandemente em Kenyon, a ponto de copiar, quase palavra por palavra, livros inteiros desse antecessor, e em uma tese de mestrado na Universidade Oral Roberts o Dr. McConnell demonstrou que muito do que Hagin afirmava ter recebido de Deus não passava de plágio dos escritos de Kenyon, e a explicação bastante suspeita dada por Hagin é que o Espírito Santo havia revelado as mesmas coisas aos dois.
      Kenneth Hagin, também dirigiu inúmeras campanhas evangelísticas, e pregou diversas vezes, e foi um pioneiro do evangelismo pelo rádio, e os seus programas serviram de base para muitos de seus escritos, que cunhou muitas expressões populares do movimento da fé, como “o que eu confesso, eu possuo”, e os seus ensinos influenciaram um grande número de pregadores norte-americanos, a começar de Kenneth Copeland, Benny Hinn, Frederick Price, John Avanzini, Robert Tilton, Marilyn Hickey, Charles Capps, entre outros.
      Estes discípulos de Hagin, em 1979 fundaram a Convenção Internacional de Igrejas e Ministros da Fé, e nos anos 80, os ensinos da confissão positiva e do evangelho da prosperidade chegaram ao Brasil, e um dos primeiros a difundi-lo foram os pastores Rex Humbard, Marilyn Hickey, John Avanzini e Benny Hinn, que participaram de conferências promovidas pela “Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno”, e neste movimento estavam a Igreja do Verbo da Vida, e o Seminário Verbo da Vida ambos em Guarulhos, a Comunidade Rhema de Morro Grande, e a Igreja Verbo Vivo de Belo Horizonte.
      E ainda outros líderes de outras denominações como o pastor Jorge Tadeu, das Igrejas Maná de Portugal, Cássio Colombo, ou “tio Cássio” como é conhecido, do Ministério Cristo Salva, em São Paulo, o “apóstolo” Miguel Ângelo da Silva Ferreira, da Igreja Evangélica Cristo Vive, no Rio de Janeiro, e R. R. Soares, da igreja Internacional da Graça, responsável pela publicação da maior parte dos livros de Hagin no Brasil, Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e também a pastora Valnice Milhomens, líder do Ministério Palavra da Fé, aderiram este movimento, passando a seguir a doutrina de Hagin.
      Assim, as igrejas brasileiras sofreram o impacto de uma avalanche de livros, fitas e apostilas sobre a “confissão positiva”, e com os livros escritos de maneira extremamente simples, Hagin conseguiu influenciar os rumos da igreja no Brasil mais do que qualquer outro líder religioso nos últimos tempos, porém, os seus ensinos questionáveis sobre a fé, a oração e as prioridades da vida cristã, e de relativizar a importância das Escrituras por meio de novas revelações, apresentaram outras ênfases preocupantes no seu entendimento de Deus, de Jesus Cristo, do ser humano, da salvação, da vida de renuncia, e da soberania divina.
      Estas discrepâncias fizeram com que a partir dos anos 80, várias denominações pentecostais norte-americanas se posicionaram contra os excessos desse movimento iniciado por Hagin, e os autores como Charles Farah, Gordon Fee, D. R. McConnell e Hank Hanegraaff, todos escreveram obras contestando a “confissão positiva”, bem como, as suas implicações, e ainda afirmaram, que embora essa teologia pareça uma maneira empolgante de encarar a Bíblia, ela se distancia em pontos cruciais da fé cristã histórica, e ainda foram publicadas no Brasil obras criticando este movimento herético pelos apologistas Alan B. Pieratt, que escreveu “O Evangelho da Prosperidade”, Ricardo Gondim, que escreveu “O Evangelho da Nova Era”, e Paulo Romeiro que escreveu “Supercrentes”, “Decepcionados da Graça”, que de forma apologética alertaram as igrejas evangélicas para esses perigos, porém tristemente, vários grupos, principalmente os que têm visibilidade na mídia, estão cada vez mais comprometidos com essa teologia desconhecida da maior parte da história da igreja.
      Desta forma, os adeptos de Hagin ao defenderem e legitimarem os valores da sociedade secular como a riqueza, o poder e o sucesso, oferecendo às pessoas o que elas ambicionam, e não o que elas realmente necessitam aos olhos de Deus, que é uma vida de dependência, de renúncia, de santidade, e que estão presentes nas vidas nascidas de novo pelo novo nascimento, com a presença inegável dos frutos do Espírito Santo, mas sob a permissão de Deus tais igrejas, da teologia da prosperidade crescem de maneira impressionante, mas perdem grande oportunidade de produzir um impacto salutar e transformador na sociedade brasileira, pois, os seus lideres perderam a visão do Reino de Deus, porém, é inegável que o movimento iniciado por Hagin impulsionou sobremaneira o crescimento da igreja evangélica no Brasil, principalmente através do uso intenso da mídia eletrônica dos televangelistas, que com a utilização da neurolinguistica nas pregações, tem atraído um grande número de pessoas mas, que perdem uma oportunidade de produzir um impacto transformador na igreja de Deus.
      Deste modo, a teologia da prosperidade adicionou um forte cunho de auto-ajuda e valorização do indivíduo, agregando às crenças sobre cura, prosperidade, e poder da fé através da confissão da “Palavra” em voz alta e no “Nome de Jesus” para recebimento das bênçãos almejadas, por meio da “confissão positiva”, o cristão compreende que tem direito a tudo de bom, e de melhor que a vida pode oferecer como a saúde perfeita, riqueza material, poder para subjugar Satanás, uma vida plena de felicidade, sem problemas, porém, tal conceito é a marca registrada do antropocentrismo, e do hedonismo, e que estão presentes nas igrejas neo-pentecostais, mas, que tem infelizmente tem fisgado muitos pastores de igrejas ditas outrora de tradicionais, e que estão atraindo com seus tentáculos do engano diversos pastores mercenários, que publicam as suas heresias através de toneladas de livros, manuais, Bíblias de Estudo para empresários, DVDs, CDs, filmes e até grifes que movimentam muito dinheiro, e tais materiais por infelicidade, se tornaram parte do cotidiano de muitos crentes, que estão com os seus lábios cheios de clichês como “eu profetizo”, “eu determino”, “eu reivindico”, “eu tomo posse”, “eu exijo meus direitos”,“eu não aceito esta situação”, “eu resgato”, ou o absurdo do “eu ordeno a minha benção”, tem as suas origens no gnosticismo, que ensina uma espécie de dualismo, aonde o material é mau, e o espiritual é bom, e esta herética doutrina gnóstica está camuflada nos dias atuais, embora com uma nova roupagem, mas que se enraíza de forma sorrateira entrando em muitas Igrejas atraindo dia a dia os “gigolôs da prosperidade”, que pregam a Palavra de Deus por torpe ganância conforme Tito 1:11 e 1Pedro 5:2, e induzem as pessoas a acreditarem no poder das “inúmeras correntes”, campanhas de “números dias”, e ainda nas campanhas de óleos de Israel, sal ungido, sabonetes, banhos de descarrego, etc., e tudo isto são adaptações do gnosticismo.
      Estes “profissionais do altar” ensinam aos seus adeptos a visualizarem a saúde e a riqueza pela fé na fé, que num sistema gnóstico acrescentado de um sincretismo religioso, a teologia da prosperidade, ou “confissão positiva”, pois, vimos nesta monografia, que este movimento teológico não teve origem em nenhum movimento evangélico nem tão pouco se encontra nos ensinos da Bíblia, já que, a sua raiz primária está no pensamento gnóstico, porém, esta teologia não prega na íntegra todos os ensinos do gnosticismo, mais sim parte deles e algumas adaptações destes ensinos, portanto, é um gnosticismo camuflado, que são pregados pelos “cães”, que se introduziram nos púlpitos convertendo em dissolução a graça de Deus, e negando a Deus, que é o Único dominador, e que vituperam a Palavra de Deus, e como animais irracionais se corrompem levados pelo engano do prêmio de Balaão.
      Atualmente, o ministério de Kenneth Hagin é hoje um dos maiores do mundo e a sua influência tem se espalhado por muitas partes do globo, mas que no Brasil segundo o professor e pastor Paulo Romeiro, a Escola Bíblica de Hagin já formou cerca de 6.600 alunos, e a revista Word of Faith, ou a “Palavra da Fé”, que como vimos pertence a este movimento, e que são enviadas para 190 mil lares, e mensalmente calcula-se que cerca de 20 mil fitas cassete de estudos são distribuídas a cada mês, e ainda foram vendidos cerca de 33 milhões de cópias de seus 126 livros e panfletos, e os bens da organização estão avaliados em 20 milhões de dólares, e o pastor Romildo R. Soares, que é o líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, é responsável pela publicação da maioria dos livros de Kenneth Hagin no Brasil.
      Segundo o professor e pastor Paulo Romeiro em entrevista ao Instituto Cristão de Pesquisa, ou “ICP”, fez a seguinte afirmação:
“Os porta-vozes da doutrina da prosperidade não medem esforços para conseguir arrecadações e levantamento de fundos, chegando até mesmo a chorar e a profetizar enquanto pedem dinheiro nos seus programas de televisão, e os livros Hagin a respeito da confissão positiva já alcançou repercussão significativa nos meios de comunicação, especialmente na televisão.
E nestes movimentos de fé a ênfase da prosperidade financeira é bastante acentuada, porém, são semelhantes com as práticas iconoclasticas da Idade Média, que substitui a idolatria, por metodologias visuais e palpáveis, pois, fazem uso das rosas, copos com água, medalhas com inscrições, cruzes, lenços, retalhos dos ternos que são rasgados pelos pastores, os portais da felicidade, réplicas da Arca do Concerto, além, de objetos sem nenhum valor financeiro, que são supostamente importadas de Israel, tais como, água do rio Jordão, azeite de Israel, etc.
E ainda defendem a maldição hereditária, ensinando que o recebimento das bênçãos de Deus está relacionada com a confissão que fazemos, de modo que a fé é reduzida à uma mera confissão positiva, e por causa disso, muitos membros dessas igrejas vivem frustrados, pois, temem pronunciar maldições que interfiram em seu progresso espiritual.
A cura física também deve ser pronunciada, utilizando um jargão próprio do neopentecostalismo,“está decretado”, e é comum assistir na TV os pregadores da prosperidade ensinando os crentes a dar ordens em Deus, então, o Senhor Soberano foi substituído por um Deus vassalo, que está sempre disposto à acatar ordens e tudo sem reclamar.”. ICP/ARQUIVO/VIDEO/ENTREVISTA: “SUPER CRENTES
      Este vídeo consta nos arquivos do ICP e o episódio é citado por Paulo Romeiro no lançamento do seu livro “Super Crentes”, onde afirma que a enfermidade é conseqüência da falta de fé, ou pecado na vida do crente constitui-se numa falácia bíblica, pois:
“Basta examinar as Escrituras para notarmos, que verdadeiros servos de Deus passaram privações, e dificuldades em suas trajetórias a serviço do Senhor, e para ratificar o profeta Eliseu, que apesar de ter sido um grande profeta de Deus, e de ter tido um ministério marcado por muitos feitos sobrenaturais, morreu em conseqüência de sua enfermidade.
Será que ele não tinha fé ou estava em pecado? Muito pelo contrário, pois a Bíblia diz que um soldado morto, após ser colocado na sepultura de Eliseu, tocou em seus ossos e ressuscitou conforme 2 Reis 13:14-21.
E, outro, exemplo é o de Jó, em que o seu sofrimento não foi causado por confissões pessimistas, pecados ocultos ou falta de fé, nem tampouco foi o diabo quem decidiu provar Jó, já que, a iniciativa partiu de Deus.
Contudo, a Igreja se tornou uma prestadora de serviços espirituais, por terem abraçado a {Confissão Positiva}, e muitas igrejas, hoje, correm atrás de {clientes}, fazendo-lhes propostas mirabolantes, e com isso, há uma competição acirrada com as {concorrentes}, e as pessoas ficam confusas porque, ao ligarem a televisão, ou o rádio, ouvem a frase:
Se você está precisando de oração, nós vamos orar por você, e se você não tem fé, não se preocupe, nós temos fé para você, pois, nossa oração é forte, e afasta a energia negativa, o encosto, mal olhado, afastando também qualquer praga e maldição, que foi lançada contra a vida financeira e sentimental, e se está precisando de libertação venha para nossa igreja, porque aqui nós pisamos na cabeça do diabo. ICP/ARQUIVO/VIDEO/ENTREVISTA: “SUPER CRENTES”
 
      Desta forma, o professor e pastor Paulo Romeiro finalizando esta entrevista ao ICP afirmou, que essas igrejas, que pregam a teologia da prosperidade estão continuamente buscando “clientes”, e não verdadeiros adoradores, que adoram a Deus em espírito e em verdade, então, precisamos acabar com esta mentalidade de que a igreja é uma “prestadora de serviços espirituais”, e neste imediatismo às pessoas têm vindo à igreja, mas, querem apenas a prestação de serviço, e se o “serviço” não for do jeito, que elas querem, então, estas pessoas migram para uma outra denominação “concorrente”.
      A seguir, abordarei a respeito do neopentecostalismo e sua origem, que à luz da ortodoxia, é uma teologia mal elaborada, eclético-pragmática, que busca os resultados mais que a pureza doutrinaria, então desvirtua o crente, levando-o a buscar a prosperidade terrena, quando a prioridade dele deveria ser o de “buscar as coisas que são de cima” conforme Colossenses 3:1, pois, Cristo em sua mensagem falou sobre a necessidade de negar-se a si mesmo, e tomar a cruz, e ainda disse que “no mundo, tereis aflições”, conforme João 16:33, e Paulo diz em 1Coríntios 15:19, que diz: “se esperamos em Cristo só nessa vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”, então, essa mensagem triunfalista dos pregadores da prosperidade, podem caber num discurso político onde a avareza prima sobre o caráter, mas não cabe nos lábios de Cristo, ou dos apóstolos, e nem na verdadeira igreja evangélica.

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